INTERCÂMBIO

Páginas: 9 (2027 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
1- INTRODUÇÃO
Este projeto, implantado pelo Programa Ganhe o Mundo, tem como objetivo mostrar nossas experiências vividas durante nossa estância na Espanha. Envolve diversas áreas do conhecimento, com principal foco nas ciências humanas.
Vimos através deste para conscientizar aos leitores a importância de um intercâmbio cultural. O qual consiste numa troca de aprendizagem, de costumes, detradições e do idioma.
Durante nossa estância na Espanha, tivemos a oportunidade de conhecer e distinguir as principais diferenças socioculturais entre os países citados, avaliando assim que cada país tem seu estilo próprio de convivência entre seus cidadãos.
Podemos observar várias diferenças. Em contrapartida, houve muitas similaridades como, por exemplo, educação, convivência familiar,gastronomia, danças, músicas, vestuário, etc.

2- OBJETIVOS
GERAL:
Mostrar e exemplificar, de modo esclarecedor, nossas experiências como intercambistas a fim de elucidar dúvidas dos possíveis leitores a respeito do tema central.
ESPECÍFICOS:
- Apresentar as principais dificuldades e os maiores benefícios;
- Exibir a importância de um intercâmbio cultural;
- Analisar os principais resultados domesmo.






3- METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido com base em uma pesquisa teórica e prática. O desenvolvimento do mesmo foi dividido em três etapas:
ETAPA- 1: Pré-intercâmbio;
ETAPA- 2: Intercâmbio;
ETAPA- 3: Pós-intercâmbio.
Pré-intercâmbio: O ponto inicial e crucial para o intercâmbio foi quando surgiu a ideia de que todas as escolas estaduais de Pernambuco seriam beneficiadascom um curso de língua estrangeira. Os requisitos básicos para a participação no mesmo eram: os alunos do primeiro ano teriam que obter média sete nas disciplinas de português e matemática e terem 75% de presença durante as aulas. Os trinta primeiros colocados, segundo as notas em português e matemática, poderiam optar por inglês ou espanhol.
Já a seleção para o intercâmbio em si aconteceu deforma um pouco mais rígida quanto aos requisitos. Os participantes das aulas de língua estrangeira teriam que estar entre a faixa etária de quatorze e dezessete anos, excelentes notas nas avaliações realizadas no curso- tanto orais quanto escritas. Depois de um período de aprendizado, houve a realização de uma prova decisiva na qual as melhores notas seriam selecionadas para uma entrevista na GRE desua região. Só então ocorreria à decisão de quem realmente iria participar do intercâmbio. A escolha do país de destino seria dada através da colocação das notas do candidato na prova final.
Intercâmbio: Logo após a preparação de toda documentação necessária, é chegada à data da grande viagem. Os alunos iriam, durante um semestre, ter uma experiência única, de aprender outra cultura e tradições,aperfeiçoar o idioma e aprender também a lidar com diversas situações, tanto de convivência com as famílias anfitriãs como vencer suas próprias inseguranças.
Durante todo o intercâmbio amadurecemos, conhecemos e convivemos com diversas pessoas que nos ensinaram muito do que sabiam. Não foi tarefa fácil nos acostumarmos com uma vida diferente da que estávamos acostumados aqui.
Pós-intercâmbio:Passado um semestre letivo no país de intercâmbio, voltamos ao Brasil. Trouxemos uma bagagem de conhecimentos, e podemos ajudar os próximos intercambistas com nossa experiência. Passada a euforia do reencontro com familiares e amigos, foi nos apresentada a proposta de projeto, o qual teria por objetivo central a obtenção das notas que nos faltavam. Dessa forma, estudamos e analisamos as melhoresmaneiras que desenvolveríamos o mesmo a fim de cumprir o que nos foi pedido.


















4- RESUTADOS
ALUNAS 1 e 3
Como resultados, focamos nos principais tópicos: horários, gastronomia, educação, família, vestuário, segurança e transporte.
BRASIL X ESPANHA
HORÁRIOS: Quanto aos horários há varias distinções, além do fuso de 4 horas a mais a do brasileiro, o nascer do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • intercambio
  • Intercambio
  • Intercambio
  • Intercambio
  • intercâmbio
  • intercambio
  • Intercambio
  • intercambio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!