Interação Homem Cumputador

1569 palavras 7 páginas
Ergonomia
O termo ergonomia vem do grego “ergon” (trabalho) e “nomos” (regras), e foi primeiramente utilizado por Wojciech Jastrzebowski em seu artigo intitulado “Ensaio da ergonomia ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivos da ciência da natureza”, onde ele define que: “Ergonomia é o estudo científico, da relação entre o homem, seus meios, métodos e espaços de trabalho“ e de acordo com a ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas do ser humano.
A verdade é que não existe nenhum documento que mostre quando as pessoas começaram a se preocupar com a ergonomia, mas sabe-se durante a segunda guerra mundial os meios de produção passaram a se preocupar mais com o conforto, devido ao impulso da industrialização.
O engenheiro inglês K.F.H Murrel criou em 1949 a sociedade de ergonomia entitulada “Ergonomic Research Society”, que posteriormente desenvolveu-se na França, Estados Unidos, Japão e alguns outros países. E logo mais a frente, em 1983, é fundada a “International Ergonomics Association”. A partir dos anos 80 a ergonomia passa a ter duas abordagens, a europeia (visa fornecer ao trabalhador informações e métodos que lhe facilite o entendimento da tarefa que lhe é concedida), e a Americana (tem como objetivo observar os aspectos físicos do homem, para lhe proporcionar conforto).
Para H. Hendrick(1993), ergonomia pode ser classificada em fases: A primeira fase, que foca na ergonomia de materiais físicos, como veículos por exemplo; A segunda fase que trata de questões ambientais e naturais, como ruídos, vibrações, ilumiações; A terceira fase que visa a organização das informações que passou a se tornar um problema com o advento da informática); e a quarta fase, que passa a se preocupar com a organização de um sistema por completo .
Assim a ergonomia passou a poder ser dividida em três tipos de especialização:
A ergonomia física relaciona a anatomia humana, tentado aumentar

Relacionados

  • Interação homem cumputador
    946 palavras | 4 páginas
  • Saúde Coletiva para odontologia (resumo de toda a matéria)
    11221 palavras | 45 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas