Interacionismo simb lico

Páginas: 16 (3758 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
 INTERACIONISMO SIMBÓLICO: ORIGENS, PRESSUPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES AOS ESTUDOS EM PSICOLOGIA SOCIAL
Os problemas sociais decorrentes da industrialização e da urbanização do início do século XX constituíram o contexto que serviu como uma das fontes de estímulo aos estudiosos da Psicologia social da época para desenvolver uma perspectiva teórica distinta, voltada para o estudo sistemático docomportamento social humano. Essa perspectiva, posteriormente denominada interacionismo simbólico, segue fundamentando o referido campo de conhecimento.
RAÍZES TEÓRICAS DA ESCOLA DE INTERAÇÃO SIMBÓLICA
Com respeito às correntes teóricas que vieram dar origem à perspectiva conhecida como interacionismo simbólico, observa-se que a maioria dos autores (Álvaro, Garrido, Schweiger, & Torregrosa, 2007; Blanco,1988; Haguette, 1995; Joas, 1999; Trezza, 2002) são unânimes em considerar as contribuições advindas das obras de clássicos da Escola de Chicago como Charles Cooley, John Dewey, William Thomas e, sobretudo, George Mead, considerado o principal precursor e inspirador do movimento interacionista.
Em concordância com esse ponto de vista e indo um pouco mais além na análise das origens de talperspectiva, Blanco (1998) ressalta que as raízes teóricas do interacionismo simbólico são muito complexas, e que, por esse motivo, é prudente considerar, além dos autores acima citados, aos quais ele se refere como influências diretas, também alguns outros que ele identifica como influências filosóficas indiretas. Estas últimas abrangem o pensamento econômico de Adam Smith, a filosofia moral de ThomasReid, o empirismo humeano, as ideias iluministas de Diderot e de Rosseau, a filosofia alemã (derivada, sobretudo, da teoria de conhecimento kantiana), o historicismo de Dilthey e a epistemologia compreensiva de Weber (Blanco, 1998).
Nessa linha de raciocínio, destaca-se a influência da filosofia do pragmatismo sobre os estudiosos da Escola de Chicago, a qual teve início com os trabalhos de Dewey eMead, especialmente no que se refere à interpretação dos processos e operações psíquicas, segundo sua eficácia para a solução dos problemas encontrados pelas pessoas no curso de sua conduta.
Nas palavras de Joas (1999), “Cooley foi o primeiro a proclamar a necessidade de um pragmatismo ‘social’ ou ‘sociológico’ e o primeiro a desenvolver uma teoria do eu e sua dependência de grupos primários” (p.138). Entretanto, a solução do problema de se chegar a uma análise pragmática de situações de interação social e autorreflexão individual foi creditada a Mead, por ter focado a ação interpessoal, indicando que o modo de ação de um indivíduo suscita reações de seu parceiro, tornando-se condição para a continuidade de suas próprias ações.
Sabendo-se que o pragmatismo foi um dos produtos das ideiasevolucionistas britânicas (Álvaro & Garrido, 2003) e que Mead, no terreno filosófico, era um pragmatista (Morris, 1982; Portugal, 2006), torna-se perceptível que, em alguns aspectos, as ideias de Darwin tenham tido impacto sobre o pensamento de Mead. É observável também a atenção que dedicou às elaborações de Wundt e às concepções behavioristas.
Entretanto, é fato inegável que, em suas discussões,sempre reconhecia as limitações de cada uma das correntes de pensamento citadas, apresentando críticas às mesmas; assim, discutia a incapacidade do pragmatismo de explicar as origens do indivíduo como ser social, a explicação de Cooley sobre a natureza social do ser humano a partir de processos subjetivos, a aceitação de Wundt em relação ao fenômeno da mente humana sem se preocupar com suaemergência e a pretensão reducionista do behaviorismo de explicar o comportamento humano através do esquema E-R (estímulo-resposta) (Blanco, 1998).
Mead reconhece que o ato possui tanto uma fase interna quanto externa. Para ele, a questão surge no modo como essas duas fases se relacionam, portanto, critica Wundt por considerar a mente em sua psicologia fisiológica, e Watson, por abandoná-la em seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Met Fora Teatral E Interacionismo Simb Lico
  • Trabalho de Psicologia Social INTERACIONISMO SIMB LICO
  • PARADIGMA SIMB LICO
  • Cantos Simb Licos Uniesp
  • O PODER SIMB LICO
  • O PODER SIMB LICO
  • JOGO SIMB LICO NA EDUCA O INFANTIL
  • Fichamento O Mercado De Bens Simb Licos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!