Interações nas Biomoléculas

Páginas: 7 (1592 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO
O termo depressão pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo a nenhum deles. Tais distúrbios podem ser entendidos como doenças em que a mudança do estado de ânimo é característica primaria e dominante, apresentando-se esse estado de ânimo de forma relativamente fixa e permanente. Do início insidioso, a depressão evolui continuamentepara quadros que variam de intensidade e duração. Nos casos mais simples, a pessoa pode curar-se por conta própria em duas a quatro semanas. Passado esse período sem haver melhora, os especialistas recomendam atenção e tratamento, porque a depressão prolongada pode levar a suicídio e mortes por causas naturais.
O diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais dos seguintessintomas: insônia, dor de cabeça, perda de apetite, constipação intestinal ou diarréia, náuseas, sensação de opressão no peito, sensação de “bolo” na garganta, dificuldade de respirar; sensação de falta de ar, dor no peito, sensação de “falhas no coração”, dores nas costas e perda/redução do apetite sexual.
2 COMPONENTE INDIVIDUAL E CULTURAL DE DEPRESSÃO
O quadro depressivo normalmente se instala emconseqüência de um sentimento de perda que pode advir de um sentimento de decepção em relação aos outros ou a si mesmo. Uma das principais características do depressivo é a tristeza, que diferentemente de uma pessoa cética as pessoas que estão sofrendo o mal da depressão encaram a tristeza como uma constante.
Existem, algumas pessoas que são mais propensas a esse quadro do que outras o que ocorrenão só por conta de fatores psíquicos e pessoais, mas também do meio sociocultural é o caso de um idoso viúvo, por exemplo, que tende a viver isolados socialmente e inclusive no ambiente familiar. É necessária atenção a quem apresenta a depressão, pois a depressão não resolvida pode resultar em uma doença orgânica, suicídio, ou persistir, implicando graus variáveis de incapacitação do indivíduo, masacarretando sempre um comprometimento e sua alegria de viver
3 OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO
Depressão não é apenas tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. Cerca de 18% das pessoas vão apresentar depressão em algum período da vida. Quando o quadro se instala, se não for tratado convenientemente, costuma levar vários meses para desaparecer. Depressão é também uma doença recorrente. Quem játeve um episódio na vida, apresenta cerca de 50% de possibilidades de manifestar outro; quem teve dois, 70% e, no caso de três quadros bem caracterizados, esse número pode chegar a 90%. Os sintomas da depressão são divididos em três grupos, no primeiro está a alteração de humor, onde se enquadra a tristeza, com profundos sentimentos de desvalorização de si mesmo, acompanhado ou não do sentimentode culpa. O segundo grupo, o da lentificação psicomotora. Do ponto de vista psíquico caracteriza-se por enorme dificuldade de raciocínio e concentração e a inibição afetiva, em que são justamente os aspectos de lentificação psico/afetiva que mais distingue a depressão-doença da tristeza normal.
Principais Sintomas Psíquicos da Depressão
Distúrbios do humor
Sentimento de infelicidade e tristezaDesesperança, impotência
Distúrbios do pensamento
Pessimismo, falta de entusiasmo
Idéias de culpa
Difamação de si mesmo
Perda de interesse e motivação
Baixa eficácia intelectual e da capacidade de concentração e entendimento
Distúrbios do comportamento
Aspectos negligenciado
Lentidão nos gestos e no movimento
Agitação
Mímica exprimindo tristeza
Aspecto fixo na face
Irritabilidadefácil
Ansiedade
Comportamento suicida (idéias e tentativas
O terceiro grupo de sintomas é constituído pelas alterações físicas ou somáticas listadas a seguir.
Principais Sintomas Orgânicos da Depressão
Insônia
Dor de cabeça
Perda de apetite
Constipação intestinal ou diarréia
Náuseas
Sensação de opressão no peito
Sensação de “bolo” na garganta
Dificuldade de respirar; sensação de falta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomoléculas
  • Biomoléculas
  • Biomoleculas
  • biomoléculas
  • Biomoléculas
  • biomoleculas
  • Biomoléculas
  • Biomoléculas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!