Interações Medicamentosas seus Riscos e Benefícios à Saúde

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
Interações Medicamentosas seus Riscos e Benefícios à Saúde


*LOPES, Tuany Pereira.


Resumo:

As interações medicamentosas podem trazer riscos e benefícios a saúde de nosso organismo tudo depende de como acontece à interação entre fármacos, alimentos e algumas substâncias.

Palavras - chave: interações medicamentosas, fármacos, administração.
________________________________


1.Introdução:
O conhecimento sobre as propriedades básicas de fármacos e de sua ação  farmacológica é de suma importância para a realização de uma administração adequada considerando que o corpo humano é um sistema muito complexo formado por uma infinidade de substâncias que conseqüentemente entrarão em contato com os fármacos ingeridos. Além disso, é preciso estar ciente dos efeitos dos fármacosenvolvidos na administração, para se evitar interações prejudiciais e possíveis efeitos adversos do fármaco que pode trazer riscos à saúde.
2. Desenvolvimento:

As interações medicamentosas são um evento clínico em que os efeitos de um medicamento são alterados pela presença de outro medicamento, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental externo. Ou seja, quando apenas é administradoum fármaco ele produz um determinado efeito esperado. Porém, quando o fármaco é associado a outro, ou alimentos e substâncias como tabaco, drogas, etc., ocorrem um efeito diferente do esperado, caracterizado como interação. Ela é causada por esses diversos fatores.
Na maioria das vezes a interação medicamentosa se reverte em risco e prejuízos à saúde de nosso organismo. O desfecho de umainteração medicamentosa pode ser perigoso quando promove aumento da toxicidade de um fármaco.


Por exemplo, pacientes que fazem uso de varfarina podem ter sangramentos se passarem a usar um antiinflamatório não-esteróide (AINE) sem reduzir a dose do anticoagulante. Mas algumas vezes, a interação medicamentosa reduz a eficácia de um fármaco, podendo ser tão nociva quanto o aumento. Um exemplo dessacondição é se o fármaco a tetraciclina for ingerida junto com outro fármaco um antiácido e alimentos lácteos, a tetraciclina sofre um processo quelação que faz com que ela seja excretada pelo organismo nas fezes, sendo assim ela produz o efeito antimicrobiano que era esperado. Algumas interações medicamentosas podem apresentar efeitos benéficos para o nosso organismo podendo ser utilizadas paraaumentar os efeitos terapêuticos ou reduzir a toxicidade de um determinado fármaco ou podem apresentar efeitos nocivos, diminuindo ou eliminando a ação dos medicamentos. .Um exemplo desta situação, é o uso do fármaco o ácido acetilsalicílico e a dipirona em pacientes quando administrados juntos, tem suas ações analgésicas potencializadas, que podem ser benéficas e úteis à saúde.
As interaçõesmedicamentosas são classificadas em interações físico-químicas e interações terapêuticas. As interações físico-químicas ocorrem na condição fora do organismo, pois entre drogas diferentes podem ocorrer inúmeras incompatibilidades, que levam a reações quando estas são misturadas em infusão intravenosa, frascos ou seringas, podendo ocasionar a inativação dos fármacos em questão. Um exemplo que pode sercitado é o fármaco anfotericina B que se for colocada em solução fisiológica sofre precipitação sendo assim deixa o fármaco inutilizável para infusão intravenosa.
As interações terapêuticas ocorrem dentro do organismo, após a administração do medicamento e podem ser farmacocinéticas ou farmacodinâmicas. Interações farmacocinéticas ocorrem durante os processos de absorção, distribuição,biotransformação e excreção dos fármacos. Por exemplo, o fármaco cimetidina (anti-histamínico H2), ele inibe dentro do organismo a biotransformação de acetaminofeno.Nas interações farmacodinâmicas ocorrem nos sítios de ação dos fármacos, que envolvem mecanismos  pelos quais os efeitos farmacológicos se processam.
As interações farmacodinâmicas são divididas em interações farmacodinâmicas sinérgicas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interações medicamentosas
  • Interações Medicamentosas
  • Interações medicamentosa
  • Interaçoes Medicamentosas
  • Interações medicamentosas
  • Interações medicamentosas
  • Interações Medicamentosas
  • INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!