Interações Intermoleculares

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

Quando uma substância se encontra nos estados sólido ou líquido, as moléculas que as constituem estão próximas umas das outras, se compararmos com o estado gasoso.
O que mantém as moléculas unidas são as chamadas forças (ou interações) intermoleculares. As propriedades físicas de líquidos e sólidos moleculares são relativas, em grande parte, às forçasintermoleculares, isto é, as forças existentes entre as moléculas. Por meio do entendimento da natureza e da intensidade das forças intermoleculares poderemos relacionar a composição e a estrutura das moléculas com as respectivas propriedades físicas.
As forças (ou interações) intermoleculares podem ser de três tipos:

a) Interação dipolo-dipolo: as forças dipolo-dipolo ocorrem em moléculas polaresneutras. Estas moléculas se atraem quando o lado positivo de uma molécula está próximo do lado negativo de outra. Este tipo de interação ocorre em moléculas que tenham uma ligação covalente polar, como C-Cl, C-O, C-N, C-S, etc.
b) Interação tipo pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio: A ligação de hidrogênio é um tipo especial de atração intermolecular entre o átomo de hidrogênio em umaligação polar (particularmente uma ligação H-F, H-O ou H-N) e um par de elétrons não compartilhado em um íon ou átomo pequeno e eletronegativo que esteja próximo (um átomo de F, O ou N em outra molécula). Este tipo de interação ocorre somente em moléculas que possuam um grupo –OH ou –NH- ou –NH2 em sua estrutura.
As ligações de hidrogênio são geralmente mais fortes que as interações dipolo-dipolo queocorrem em moléculas polares, pois o dipolo é mais forte entre um átomo eletronegativo e o átomo de hidrogênio.
c) interação dipolo induzido-dipolo induzido: Não pode haver forças dipolo-dipolo entre átomos e moléculas apolares. Entretanto, deve haver algum tipo de interação atrativa porque gases apolares podem ser liquefeitos. As interações dipolo induzido-dipolo induzido surgem do movimento deelétrons em um átomo ou molécula, criando um momento de dipolo instantâneo. Assim, o dipolo temporário em uma molécula pode induzir um dipolo similar em outra molécula adjacente, fazendo com que os átomos sejam atraídos entre si. Portanto as interações dipolo induzido-dipolo induzido se estabelecem em moléculas apolares como metano (CH4) e cloro (Cl2), por exemplo.
As ligações ou pontes dehidrogênio são mais fortes que as interações dipolo-dipolo que ocorrem em moléculas polares, que por sua vez são mais fortes que as interações dipolo induzido-dipolo induzido.
Abaixo está a representação das forças de interação intermolecular. Onde está escrito dipolo permanente é o mesmo que dipolo.



Forças intermoleculares e o ponto de ebulição:

No estado gasoso as moléculas se encontrambastante separadas, movimentando-se com muita liberdade. Já no estado líquido elas se encontram mais próximas e unidas, movimentando-se com menor liberdade. No estado sólido temos as moléculas bem organizadas e ainda unidas, com seu movimento muito restrito.
Na mudança de estado físico, quebram-se apenas as forças intermoleculares, as moléculas em si continuam intactas.
Durante a ebulição asmoléculas do líquido devem vencer as forças de atração intermolecular para separar-se umas das outras e formar um vapor. Quanto mais forte as forças de atração, maior é a temperatura na qual o líquido entra em ebulição. Da mesma maneira, o ponto de ebulição de um sólido aumenta à medida que as forças intermoleculares ficam mais fortes.
Assim moléculas polares que possuem interações através de ligação dehidrogênio possuem maior ponto de ebulição que moléculas que possuem interações dipolo-dipolo, desde que suas massas moleculares sejam iguais.
Quando vamos predizer o ponto de ebulição de compostos, temos que observar primeiramente o peso molecular do composto, pois á medida que aumenta o peso molecular, maior será o ponto de ebulição, porque se tem que colocar mais energia (temperatura)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTERAÇÕE INTERMOLECULARES
  • Interações intermoleculares
  • Interacoes intermoleculares
  • Interaçoes intermoleculares
  • Interações intermoleculares
  • INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
  • Interações intermolecular
  • Interações Intermoleculares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!