Interações Inter Moleculares

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013
 TRABALHO
DE
QUÍMICA




INTERAÇÕES INTER MOLECULARES
- DIPOLO INDUZIDO - DIPOLO INDUZIDO
- DIPOLO – DIPOLO
- LIGAÇÃO DE HIDROGÊNIO .




ANDREW M. SENA DA SILVA N° 05
E.E.DR. FCO. BORGES VIEIRA
2º ano F


INTERAÇÕES INTER MOLECULARES
As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas naformação dos diferentes compostos, elas se classificam em:

Força dipolo-induzido: é causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região da molécula.

As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme. Contudo, em algum instante ocorre um acúmulo de cargas δ + eδ- (pólos) nas extremidades, é aí que as forças dipolo-induzido aparecem, e como o próprio nome já diz, elas induzem as moléculas vizinhas a também entrarem em desequilíbrio.

Veja exemplos de compostos apolares cujas moléculas interagem através de forças dipolo-induzido:


Cl2, CO2, CH4, H2, O2

Forças dipolo-dipolo: força intermolecular presente em compostos polares.

δ +  δ-                                      δ +   δ-                               δ +   δ-
H ? Br ------------------------- H ? Br --------------------- H ? Br

Repare que nas moléculas de ácido bromídrico (HBr) existem pólos δ + e δ-, são eles os responsáveis por esta molécula ser polar.

Exemplos de compostos polares em que ocorre interação dipolo-dipolo:

H2S, CO, SO2, HCl

Ligações de hidrogênio: essa é a interaçãomais forte que ocorre entre moléculas, é comparada à força dipolo-dipolo bem mais intensificada. Esta ligação ocorre entre moléculas que contêm átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor, oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos, por isso os pólos δ + e δ- ficam mais acentuados.

A molécula de água é um exemplo clássico das ligações de hidrogênio, onde átomos de H seunem fortemente aos átomos de H de outras moléculas para formar a cadeia de H20.

Veja qual força intermolecular é mais intensa através da figura abaixo:


A seta indica a ordem crescente da intensidade de interação.


Forças dipolo induzido-dipolo induzido ou dispersão de London
As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares,entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. E essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.
Dentre as forças intermoleculares, as forças dipolo induzido-dipolo induzido são as únicas que não foram estudadas pelofísico holandês Johannes Diederik Van der Waals (1837-1923). Elas foram elucidadas pelo físico alemão Fritz Wolfgang London (1900-1954), por isso essas forças também são denominadas de forças de London ou forças de dispersão de London. Outra denominação dada a essas forças é dipolo instantâneo-dipolo induzido.
Esse tipo de força ocorre em substâncias apolares, como o H2, O2, F2, Cl2, CO2, CH4 e C2H6,entre outras. E podem ocorrer também entre átomos de gases nobres, quando estes se aproximam, causando repulsão entre suas eletrosferas. Desse modo, os elétrons se acumulam em determinado lado, que fica polarizado negativamente e o lado oposto positivamente, em razão da deficiência de carga negativa.

As moléculas apolares podem passar do estado gasoso – em que elas estão muito distanciadas e nãohá nenhuma interação, pois não há polos –, para o estado líquido e sólido. Nesses estados de agregação, as moléculas estão mais próximas e as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários.
Os dipolos instantâneos podem induzir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interações moleculares
  • Interações Moleculares
  • Interações Moleculares
  • interações moleculares
  • Interações moleculares
  • RELATORIO INTERAÇOES MOLECULARES
  • Interações atômicas e moleculares
  • Estado físico das substâncias e interações moleculares. o estado gasoso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!