Interações diretas e indiretas

Páginas: 8 (1757 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Interações diretas e indiretas

1) Introdução
2) O que são interações diretas e indiretas?
3) Sistema animal-planta como modelo.
4) Conclusões
Todos os organismos ou conjunto de organismos (populações) que compartilham de um mesmo local, no tempo e no espaço, estão sujeitos a interagirem entre si. Esta interação pode ocorrer caso eles tenham recursos (comida, bebida, etc) ou condições(clima, pH, etc) em comum ou quando um é o recurso ou condição do outro. Se existe interação, esta pode ser determinada em função do benefício (positivo ou negativo) que cada um tira desta interação. Sendo assim podemos colocar em um gráfico as interações possíveis. As relações positivas para as espécies que interagem configuram-se como mutualismos, obrigatório ou facultativo. As interações que sãopositivas para um dos envolvidos e neutras para o outro são categorizadas comensalismo. As interações que são positivas para um espécie e negativa para outra são predação e parasitismo, enquanto as interações negativas para ambas as espécies sinalizam competição.


Estima-se que, na terra, exista cerca de 20 milhões de espécies, das quais conhecemos menos de dois milhões (embora suspeite-seque esse número total de espécies seja ainda maior). Das espécies conhecidas, as angiospermas (plantas com flores) são os vegetais dominantes há, pelo menos, 150 milhões de anos, sendo que, entre os animais, os insetos são o grupo dominante, possivelmente por igual período ou mais. Entre animais e plantas são possíveis todas estas interações, pelo menos em teoria, isto porque competição entreinsetos e plantas, apesar de teoricamente possível, é muito pouco provável de ser encontrada na natureza. Podemos então fazer um fluxograma da possíveis interações entre animais e plantas com suas variações.


As interações entre plantas e animais pode consistir de redes interativas e diferentes formas de interação. A polinização e dispersão são mutualísticas (+/+) nos quais os animais sebeneficiam pela aquisição de recurso alimentar, enquanto as plantas se beneficiam do aumento do sucesso reprodutivo. No comensalismo, as plantas podem servir de abrigo ou forrageamento para animais (+/0) e na herbivoria, são consumidas parte do tecido vegetal, havendo efeito positivo para o animal e negativo para a planta (+/-).
As primeiras hipóteses sobre interações herbívoro-planta sugeriram que aabundância de matéria vegetal disponível existiria em decorrência dos herbívoros não consumirem esse recurso na mesma medida em que ele ocorre na natureza, isto é, o mundo é verde porque os herbívoros não exercem uma forte pressão seletiva sobre as plantas (Hairston et al. 1960). Assim, os predadores e parasitoides deveriam controlar diretamente as populações de herbívoros, e indiretamente mantendoas plantas protegidas. Além disso, a partir dessa ideia, surgiu a constatação de que nem tudo que é verde é comestível (Crawley 1989), devido a produção de compostos químicos defensivos pelas plantas.

O que são interações diretas e indiretas?
A abordagem tradicional para as interações entre populações tem sido considerar as espécies em pares. Embora frutífero, esse foco divergiu a atenção deuma abordagem mais holístico em nível de sistemas, que permitiria entender interações indiretas dentro de redes complexas de espécies interativas. Para as propriedades dessas redes serem compreendidas, é necessário analisar interações mutualísticas, além de antagônicas, como a competição (interações horizontais) e as interações multitróficas (verticais). Assim, as interações podem ter efeitosdiretos (afetam diretamente os envolvidos em um contexto bitrófico) ou indiretos (efeitos mutualísticos e antagônicos em um contexto multitrófico).

Sistema animal-planta como modelo
Atividades ligadas à herbivoria, como a desfolhação, atingem o crescimento vegetal, interrompendo-o, produzindo efeitos insignificantes ou intermediários na taxa de crescimento. Tal atividade gera uma resposta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração Direta e Indireta
  • CITACOES DIRETAS E INDIRETAS
  • Democracia direta e indireta
  • Ordem Direta e Ordem Indireta
  • Citaçao direta e indireta
  • Citação direta e indireta
  • Posse direta e indireta
  • Democracia Direta ou Indireta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!