Interação Medicamentosa

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL C

ALUNA: GABRIELA REBOUÇAS BOTELHO

Exercício 1

1.1 a) Azitomicina + Ciprofloxacina
Gravidade: Importante
Mecanismo de ação: A interação desses medicamentos pode provocar o aumento do intervalo QT (referente ao intervalo exposto no eletrocardiograma).
Processo farmacocinético:A interação não envolve os mecanismos farmacocinéticos.
Estratégias de manejo: Acompanhar a atividade elétrica do ventrículo esquerdo para observar alterações no intervalo QT.

b) Clorpropramida + Ciprofloxacina
Gravidade: Importante
Mecanismo de ação: Desconhecido. O uso concomitante de fluoroquinolonas e agentes antidiabéticos podem resultar em mudanças na concentração deglicose no sangue e um aumento do risco de hipoglicemia ou hiperglicemia.
Processo farmacocinético: Desconhecida a interferência nos mecanismos farmacocinéticos.
Estratégias de manejo: Acompanhar os níveis de glicose no sangue e ajustar a dose do antidiabético. Pode ser necessário ajuste da dose após a descontinuação de uma fluoroquinolona.

c) Clorpropramida + LevotiroxinaGravidade: Moderada
Mecanismo de ação: Desconhecido. O uso concomitante de agentes antidiabéticos e hormônios tireoidianos pode resultar na diminuição da efetividade do agente antidiabético.
Processo farmacocinético: Desconhecida a interferência nos mecanismos farmacocinéticos.
Estratégias de manejo: Acompanhar atentamente controle da diabetes, pois pode ser necessário aumentar adose do agente antidiabético.

d) Ciprofloxacina + Sulfato Ferroso
Gravidade: Moderada
Mecanismo de ação: Diminuição da absorção de ciprofloxacina devido à quelação. O uso concomitante de ciprofloxacina e ferro pode resultar na diminuição da eficácia da ciprofloxacina.
Processo farmacocinético: Absorção de ciprofloxacina.
Estratégias de manejo: Como a administração daciprofloxacina está sendo por via endovenosa, não há problemas na interação. Se a administração fosse por via oral, a quinolona deveria ser dada duas horas antes ou quatro a seis horas após a administração de ferro. Monitorar os pacientes para garantir a eficácia do antibiótico.

e) Sulfato Ferroso + Levotiroxina
Gravidade: Moderada
Mecanismo de ação: Diminuição da absorção delevotiroxina. O uso concomitante de ferro e levotiroxina pode resultar em hipotireoidismo.
Processo farmacocinético: Absorção de levotiroxina.
Estratégias de manejo: Administrar o ferro, ou preparações contendo ferro, e a levotiroxina com um intervalo de no mínimo quatro horas. Monitorar a função da tireoide.

f) Aspirina + Clorpropramida
Gravidade: Moderada
Mecanismo deação: Inibição do metabolismo de sulfoniluréia. O uso concomitante de agentes anti-inflamatórios não-esteróides e sulfoniluréias pode resultar em um aumento do risco de hipoglicemia.
Processo farmacocinético: Metabolismo de sulfoniluréias.
Estratégias de manejo: Monitorar os níveis glicêmicos para um possível ajuste de dose.

g) Aspirina + Enalapril
Gravidade: ModeradaMecanismo de ação: Diminuição da produção de prostaglandina renal. O uso concomitante de inibidores da ECA e AINES pode resultar na redução da eficácia anti-hipertensiva.
Processo farmacocinético: A interação não envolve os mecanismos farmacocinéticos.
Estratégias de manejo: Monitorar a pressão arterial para verificar a eficácia anti-hipertensiva do inibidor da ECA e verificar a funçãorenal periodicamente para observar possíveis sinais de insuficiência renal.

1.2.1 O aumento do risco de hemorragia causado pela interação do AAS + Fluoxetina e o risco de hipercalemia causado pela interação Enalapril + Espironolactona são classificadas como graves. Sendo assim, o acompanhamento dos efeitos desses medicamentos deve ser mais rigoroso, pois suas interações podem representar perigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A interação medicamentosa
  • Interação medicamentosa
  • Interação medicamentosa
  • Interação medicamentosa
  • Interaçao medicamentosa
  • interação medicamentosa
  • Interação Medicamentosa
  • interação medicamentosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!