Interação medicamentosa

Páginas: 32 (7913 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
1. INTRODUÇÃO

Para a prática clínica dos profissionais de saúde o fenômeno das interações medicamentosas constitui na atualidade um dos temas mais importantes da farmacologia. Estima-se que atualmente no mercado nacional exista cerca de 1.500 fármacos com aproximadamente 500 nomes comerciais, apresentados sob cerca de 20.000 formas farmacêuticas e embalagens diferentes. Nesse universo aocontrário do que se pensa, a utilização de vários e novos medicamentos não garante maior beneficio ao paciente, pois junto com as vantagens das possibilidades terapêuticas surge o risco dos efeitos indesejados devido as interações medicamentosas (SECOLI ,2001).

A estratégia da polifarmácia adotada por vários especialistas merece uma atenção especial, pois, consiste na prescrição de váriosmedicamentos, com a finalidade de melhorar a eficácia, reduzir a toxidade, ou tratar doenças co-existentes. Medicamentos são substâncias químicas que podem interagir entre si, com nutrientes ou agentes químicos ambientais e desencadear respostas indesejadas ou iatrogênicas (SERTIÉ, 1997).

Interações medicamentosas são definidas como a modulação da atividade farmacológica de um determinado medicamentopela administração prévia ou concomitante de outro medicamento (KAWANO et al., 2006).

Embora em alguns casos os efeitos dos medicamentos combinados sejam benéficos, mais freqüentemente as interações medicamentosas são prejudiciais e indesejáveis. Tais interações podem intensificar ou diminuir os efeitos de um medicamento ou agravar seus efeitos colaterais. Quase todas as interações do tipomedicamento-medicamento envolvem fármacos de receita obrigatória, mas alguns envolvem medicamento de venda livre, ou seja, sem receita médica, os mais comuns são a aspirina, antiácidos e descongestionantes (GOMES et al., 2000; OGA et al., 2002).

As respostas decorrentes das interações podem acarretar na potencialização do efeito terapêutico, redução da eficácia, aparecimento das reações adversascom distintos graus de gravidade ou ainda, não causar nenhuma modificação no efeito desejado do medicamento (OGA et al., 2002). Portanto, a interação de um medicamento pode ser útil (benéfica), causar respostas desfavoráveis não previstas no regime terapêutico (adversa), ou apenas apresentar um pequeno significado clínico (SECOLI, 2001).

Os medicamentos podem interagir de varias formas. Ummedicamento pode duplicar o efeito do outro ou se opor a ele, ou ainda alterar a velocidade de absorção, o metabolismo ou a excreção do outro medicamento (KATZUNG, 2005).

As interações medicamentosas podem ser classificadas em duas categorias: sinergética, quando os efeitos combinados dos dois medicamentos são maiores que a soma dos efeitos individuais, e antagônicas, quando o efeito resultanteé menor que a combinação dos efeitos dos dois medicamentos isolados ou quando a interação resulta em anulação parcial ou completa das propriedades farmacológicas de cada medicamento (GOMES et al., 2000).

As interações farmacêuticas são eventos físico-químicos que resultam na perda da atividade de um ou de ambos os fármacos administrados na mesma solução ou misturados no mesmo recipiente. Oproduto obtido é capaz de inviabilizar a terapêutica clínica, portanto, acontecendo fora do organismo durante o preparo. Desta forma, os mecanismos envolvidos no processo interativo são classificados de acordo com o tipo predominante da fase farmacológica em que ocorrem na farmacêutica, farmacocinética e farmacodinâmica (VALE, 1997).

As interações podem ser leves, moderadas e graves de acordo coma potencialização de seus efeitos. As interações leves têm pequena significância clínica, pois não altera o estado clinico do paciente. As leves e moderadas podem ser controladas facilmente através da redução de doses dos componentes ou distanciamento dos intervalos de suas administrações. Já as classificadas graves devem ser evitadas para não colocar em risco a vida do paciente (GOMES et al.,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A interação medicamentosa
  • Interação medicamentosa
  • Interação medicamentosa
  • Interaçao medicamentosa
  • interação medicamentosa
  • Interação Medicamentosa
  • interação medicamentosa
  • interação medicamentosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!