Interação enfermeiro- paciente

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
Introdução
O presente estudo pretende abordar como tema a interação enfermeiro-paciente tendo como principal meta, ressaltar os benefícios de um bom relacionamento da equipe de enfermagem diante de um paciente acamado.
A doença é a quebra da harmonia orgânica para o ser humano, interfere na rotina, na convivência com os mais próximos e em todos os setores da vida, principalmente quando ànecessidade de hospitalização e o individuo é retirado do ambiente familiar.
O hospital é um mundo completamente diferente para o paciente e ele tem que se habituar com as normas e horários que determinam todas as ações como cuidado, tratamento, exames e etc...
CERIBELLI (1977) afirma que ao ser hospitalizado, o paciente deixa sua família, trabalho e meio ambiente para adentrar em um mundo diferente,sendo obrigado, inclusive, a ter seus hábitos modificados para se ajustar às rotinas do hospital. Afirma ainda que este indivíduo traz conceitos advindos de suas relações com vizinhos, conhecidos, leituras de jornais ou revistas, ou mesmo por experiências anteriores de hospitalizações que favorecem a fuga da realidade ou a sua distorção.
ROGERS (1982), a relação de ajuda é uma relação na qualpelo menos uma das partes procura promover na outra o crescimento, o desenvolvimento, a maturidade, o melhor funcionamento e maior capacidade de enfrentar a vida.
Com base no que ROGERS (1982) afirmou, entendemos que a interação enfermeiro-paciente promove inúmeros benefícios para ambos, principalmente no momento de adaptação para o paciente, o enfermeiro deve quebrar a barreira de retração, atravésda comunicação e fazer o paciente se sentir num ambiente acolhedor e preparado, disposto a trabalhar pela sua melhora.
Para LITTLEJOHN (1982), a comunicação interpessoal se dá através da troca de mensagens codificáveis (verbal e não verbalmente) entre os envolvidos, marcadas pela informalidade e flexibilidade.
Entendemos que um bom relacionamento, tem que haver boas atitudes de ambas as partes,o enfermeiro deve se mostrar disposto a trabalhar em vão da saúde do paciente para que o paciente entenda e coopere com o seu tratamento.
Objetivo
Temos como objetivo, observar os benefícios de uma boa interação enfermeiro-paciente.


Justificativa
Pretendemos superar as expectativas criadas a partir deste trabalho perante nossos colegas, alunos e professores para que possamos nos realizare concluir nossa pesquisa com sucesso e satisfação, buscamos também ampliar nosso conhecimento junto a turma sobre a temática contribuindo de maneira satisfatória para o nosso processo de crescimento enquanto ser humano.
Metodologia
De acordo com a leitura do livro Metodologia Científica: a construção do conhecimento, de Antônio Raimundo dos Santos(DP&A), afirmamos que esta pesquisa é do tipobibliográfica porque contém informações já elaboradas e publicada por outros autores; é também exploratória pois busca maior aproximação e familiaridade com a temática interação enfermeiro/paciente.
Interação Enfermeiro-Paciente.
O hospital é um lugar onde o doente se vê frequentemente confrontado com analogias diferentes das familiares e sociais às quais está acostumado, é um enredo deinterações, mas o hospital é, acima de tudo, especificamente pelas relações que aí se fundam, um lugar privilegiado de comunicação, onde nascem conexões particulares e pessoais entre os doentes e a equipe de profissionais que o cerca.
Deve-se valorizar a comunicação como mais um componente no tratamento do paciente, pois ela é fundamenta na relação que se estabelece entre estes interventores no processo decuidar.
Stefanelli (2005b) considera a comunicação como uma das componentes centrais da área de saúde, referindo que a comunicação, saúde e enfermagem são três conceitos que se interpõem, de tal forma que não se pode falar em saúde e enfermagem sem nos reportarmos à comunicação. Ela ainda ressalta, que a comunicação é o eixo integrador entre os cuidados, ensino e pesquisa em enfermagem uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O enfermeiro e o paciente idoso
  • Gestos do enfermeiro com pacientes
  • relacionamento enfermeiro e paciente
  • Interação profissional de saúde- paciente
  • Relacionamento Enfermeiro Paciente Conceituação
  • Relação enfermeiro e paciente
  • Comunicação enfermeiro/paciente
  • RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!