Interação alumínio x fósforo

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
INTERAÇÃO ALUMÍNIO X FÓSFORO DISPONÍVEL EM LATOSSOLO AMARELO DISTRÓFICO, EM TEXTURA MÉDIA



R. R. CARVALHO1

W. M. SILVA2



RESUMO



Conduziu-se um experimento com o objetivo de avaliar os efeitos de níveis de alumínio sobre o pH e a disponibilidade do fósforo em Latossolo Amarelo distrófico, textura média, do campus da UFRA. O tratamento utilizado foi o de 4 doses de Al (1,0;2,0; 3,0 e 4,0 cmolc/100dm3 TFSA), na forma de Cl3Al6H2O em 3 repetições, dispostas em delineamento inteiramente casualizado, perfazendo 12 unidades experimentais. Em seguida foram acondicionados 2.000g de terra em cada vaso plástico. Houve a mistura com dosagem de fósforo correspondente a 40g/dm3 de P na forma de Superfosfato Triplo (45%P2O5). Após 30 dias do início foram feitas as análiseslaboratoriais para medir o pH e P disponível, os resultados mostraram que a crescente dosagem de Al condicionou redução no valor de pH e na quantidade de P disponível.



1 INTRODUÇÃO



O solo é um fator limitante na agricultura brasileira, considerado o substrato básico vegetal do qual as plantas retiram nutrientes e água é essencial que ele esteja em condições de boa fertilidade e acidezamena, visto que a maioria dos solos agricultáveis apresenta valor de pH considerado ácido. Sabe-se que a influência do alumínio nesse contexto é notável e rege, entre outras características, a disponibilidade de nutrientes como o fósforo a qualquer cultura. A toxidez do Al em plantas é considerada um dos principais fatores que limitam a produtividade em solos ácidos, que compreendem cerca de 50% detoda área potencialmente arável do mundo (MORAIS ET AL. 2008).
Segundo Lyra et al. (2008) os solos brasileiros apresentam carência de fósforo devido ao material de origem (rochas) e à grande interação do elemento com o solo, ao mesmo tempo altos níveis desse nutriente são requeridos pelas plantas, o que torna o P um macronutriente com papel decisivo na boa produtividade dos vários cultivaresbrasileiros. A forte interação entre o P com o solo se verifica quando este possui principalmente minerais sesquióxidos de Fe e Al, formando complexos que não são aproveitados pelas plantas do ponto de vista nutritivo.

Numa situação de alta acidez trocável, onde a concentração de alumínio é alta na solução do solo, há tendência de formações entre fósforo, ferro e alumínio verificadas no aumento deVariscita (AlPO4.2H2O) e Estrengita (FePO4.2H2O), que são os principais compostos de formação deste elemento.

Outros trabalhos com objetivos diferentes mas com metodologias e discussões semelhantes já foram desenvolvidos, Menegon (2007) tratando sobre o efeito do alumínio no conteúdo de poliaminas livres e atividade da fosfatase ácida durante o crescimento de brotações de Eucalyptus grandis xE. urophylla cultivadas in vitro, tem como base que a função do fósforo é alterada na presença de alumínio, pois este se liga rapidamente ao fósforo, alterando sua disponibilidade para as plantas. Maiores concentrações de Al trocável também são motivo de redução no valor de pH em seu trabalho.


2 MATERIAIS E MÉTODOS



Foram coletadas amostras da camada arável (0 – 20 cm) de um soloclassificado como Latossolo Amarelo distrófico de textura média (EMBRAPA, 2006), no campus da UFRA. As amostras foram secadas ao ar e passadas em peneira com 2mm de malha (T.F.S.A). Foi feita a análise do solo e os respectivos dados encontram-se dispostos na Tabela 1. O experimento contou com quatro doses de alumínio (1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 cmolc/100dm3 TFSA), na forma de Cl3Al6H2O em três repetições,dispostas em delineamento inteiramente casualizado, perfazendo 12 unidades experimentais. Os vasos plásticos continham 2.000 g de solo com dosagem de Superfosfato Triplo (45% P2O5) equivalente a 40g/dm3. Em seguida foram adicionadas as doses de cloreto de alumínio, bem como água em proporções de 70% do total da umidade de saturação. Diariamente houve a reposição da água perdida por evaporação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interação hardware x software
  • Interação Droga x Nutriente
  • Interação do Raio X com materia
  • Interação alimento x medicamento
  • Alumínio x aço
  • Cobre x Aluminio
  • Interação medicamentosa quinolonas x anticoncepcionais
  • Analise comparativa PVC x Alúminio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!