Inter E Transdiciplinaridade Fil

282 palavras 2 páginas
Curso: Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia
Módulo 04 - Atividade Supervisionada
Disciplina: Inter e Transdisciplinaridade da Filosofia e Sociologia
Município:Paranavaí______________________________________________________
Aluno
MATRÍCULA

NOME

25850

Thaís Carolina Pigosso

Produção textual com, no mínimo dez e, no máximo quinze linhas.
A LDB nº 9394 / 96 já nos garante que a organização do currículo superou as disciplinas estanques.
Pretende integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização. Sendo assim, apresente, reflita e escreva sobre um desafio atual para a construção do trabalho interdisciplinar na escola.

Voltada para a formação do indivíduo, a interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações.
Todos ganham com a interdisciplinaridade. Os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, habituam-se a essa experiência de aprendizagem grupal e melhoram a interação com os colegas.Os professores, porque se vêem compelidos pelos próprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras áreas; têm menos problemas de disciplina e melhoram a interação com os colegas de trabalho. A escola porque a sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente. A metodologia do trabalho interdisciplinar supõe atitude e método , envolvendo integração de conteúdos; passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, ponderando sobre o estudo e a pesquisa, a partir do apoio das diversas ciências. Além disso, o ensino-aprendizagem é centrado no olhar de que aprendemos ao longo de toda a vida (educação continuada). Articular saber, informação, experiência, meio ambiente, escola, comunidade etc., tornou-se, atualmente, o objetivo da interdisciplinaridade que se manifesta, por um fazer coletivo e solidário na organização da escola.

Relacionados

  • Ensino de Antropologia
    130618 palavras | 523 páginas