Intemprismo

2977 palavras 12 páginas
1. DEFINIÇÃO DE INTEMPERISMO (METERIZAÇÃO)
Muito embora a crosta terrestre seja formada de rochas, nem sempre elas ocorrem sob a forma de grandes e contínuos afloramentos quilométricos, pois, elas sofrem um conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais e das rochas graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos, sofrendo constantemente desagregação e decomposição, seguidas de transporte dos fragmentos assim produzidos. Esses fragmentos, chamados sedimentos, são depositados em outros locais, onde, com a passar de muito tempo, poderão dar origem a novas rochas, do tipo sedimentar. O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico.
O termo “intemperismo” vem da expressão “intempérie” e se refere às alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) a que estão sujeitas as rochas na superfície da terra. Ele é mais acentuado nas rochas que se formaram em profundidade, sob condições de temperatura e pressão elevadas e que se encontram em desequilíbrio na superfície terrestre. Há minerais que não são afetados pelo intemperismo, como o quartzo, no entanto a maioria se decompõe formando minerais novos estáveis em condições de superfície. Assim o intemperismo é um processo importante porque é o início de um processo maior que continua com a erosão e a deposição do material por ele formado, com a posterior diagênese, que leva à formação das rochas sedimentares.
É a partir do intemperismo também que se forma o regolito, conjunto do material alterado, e, num estágio mais avançado, o solo, material superficial em avançado estado de alteração e lixiviação, associado à matéria orgânica, fundamental à prática agrícola e, portanto, à sobrevivência do ser humano.

2. FATORES QUE CONDICIONAM O INTEMPERISMO

A ação do intemperismo é controlada por diversos fatores, como: * O Clima, que se expressa na variação sanzonal da temperatura e na distribuição das chuvas. * O

Relacionados