intemperismos

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
Intemperismo químico
Destaca-se da ação da água da chuva carregada de elementos atmosféricos, como o CO2: que ataca os minerais da rocha em sua superfície exposta e em suas fraturas e os decompõemdando origem a novos minerais, estáveis às condições da superfície terrestre, e a solutos que migram pelas fraturas da rocha ou nas águas superficiais em direção ao mar. O intemperismo químicocompreende a decomposição dos minerais primários das rochas que resulta da ação separada ou simultânea de várias reações químicas: oxidação, hidratação, dissolução, hidrólise e acidólise.
Oxidação: consistena mudança do estado de oxidação de um elemento, através de reação com o oxigênio. Essa reação destrói a estrutura cristalina do mineral.
Hidratação: consiste na incorporação de água à estruturamineral, formando um novo mineral.
Dissolução: consiste da solubilização completa de alguns minerais por ácidos.
Hidrólise: Sendo as rochas constituídas basicamente por silicatos, quando elas entram emcontato com a água, os silicatos sofrem hidrólise e dessa reação resulta uma solução alcalina.
Acidólise: é a reação de decomposição de minerais que ocorre em ambientes de clima frio, onde adecomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos que diminuem muito o pH das águas, complexando e sulubilizando o Fe e o Al.
Intemperismo biológico
É produzido pelas bactérias,produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia. Existe uma certa discussão sobre oconceito do intemperismo biológico, uma vez que quando um animal pisoteia o pasto, poderia ser considerado erosão física ou uma ação de um animal. Também pode ser ocasionado através da penetração dasraízes das arvores nas fissuras do solo e alargam ou trituram as paredes rochosas.

Intemperismo Físico: ocorre devido à variação de temperatura nas rochas, sendo mais típico em climas secos, sejam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo
  • Intemperismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!