InteliMed

802 palavras 4 páginas
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto

Exercício 1

Ouro Preto
2015

Artigo um: InteliMed: uma experiência de desenvolvimento de sistema móvel de suporte ao diagnóstico médico

Estilo de Pesquisa: Apresentação de algo Diferente.
Como justificativa ao estilo de pesquisa, segue os requisitos deste estilo que estão contidos no artigo:
1. Forma diferente de se apresentar um problema.

O Artigo se baseia na resolução do problema da descentralização dos diagnósticos realizados por profissionais da saúde básica, segundo o autor, esse problema se dá ao fato de que esses profissionais possuem um conhecimento generalizado, o que dificulta a tomada de decisão, segundo o autor há tecnologias voltadas a esses profissionais, mas nada que sane o problema dessa descentralização.
O parágrafo acima pode ser justificado pelo seguinte trecho “[...] Atividades de saúde primária e básica normalmente são realizadas por profissionais que possuem conhecimento generalizado, e o serviço oferecido neste contexto é essencialmente descentralizado. Mesmo com a inserção de tecnologias em saúde, bem como a aceitação do uso de equipamentos móveis, percebe-se que ainda há uma lacuna quanto ao uso desses meios em saúde básica, além de se fazerem necessárias ferramentas de apoio à tomada de decisão baseada nas evidências coletadas. [...]”. Pag 1. Resumo.

2. Não há rigor científico na apresentação dos resultados.

Não houve uma apresentação formal dos resultados, ao longo do artigo, foram somente demonstradas todas as possíveis funcionalidades e seus respectivos funcionamentos, em relação aos resultados houve uma pequena citação falando dos resultados preliminares, sendo que esses não foram mostrados de forma explícita. Segue o trecho falando dos resultados: “[...] Este trabalho envolve diferentes equipes de diferentes áreas do conhecimento e este artigo buscou consolidar os conceitos e trazer resultados preliminares. [...]”. Pag 10, item 6 – Considerações

Relacionados

  • 0051
    4866 palavras | 20 páginas
  • redes
    582 palavras | 3 páginas
  • Diagnóstico organizacional de uma empresa de saúde
    5360 palavras | 22 páginas
  • resumo RDC
    12899 palavras | 52 páginas