Inteligências Mútliplas em Educação Ambiental

1825 palavras 8 páginas
Colégio Souza Leão

Introdução

Desde o seu aparecimento que a educação formal existe para facilitar a inserção do sujeito no contexto social da sua época. Já a inserção do sujeito num contexto ambiental é uma preocupação recente da escola como reflexo dos movimentos políticos ambientais. Hoje preocupamo-nos com a sustentabilidade ambiental sem prejudicar o desenvolvimento social e percebemos que a escola pode representar uma grande oportunidade para provocar mudanças na sociedade no sentido de construir uma nova ética de vida.
A crise ecológica é global na sua abrangência e seus efeitos tornam-se cada vez mais agudos. A degradação do meio ambiente, a redução da biodiversidade e o progressivo esgotamento dos recursos naturais são as consequências inevitáveis da ação do ser humano que está preocupado, unicamente, em satisfazer suas próprias necessidades imediatas (Wilson, 2002, p. 60). Portanto, as questões ambientais não mais afligem apenas os ambientalistas. Pelo contrário, as discussões sobre o meio ambiente deslocaram-se para o centro dos debates políticos, económicos e sociais. É necessário que se construa uma nova relação do homem com a natureza, a fim de garantir a preservação de todas as formas de vida e tornar sustentável a presença humana neste planeta.
Fundamentada numa pesquisa teórica a Educação Ambiental pode ser definida como um processo permanente no qual os indivíduos e as comunidades adquirem consciência do seu meio e aprendem os conhecimentos, os valores, as competências, a experiência e também a determinação que os capacitará para atuar, individual ou coletivamente, na resolução dos problemas ambientais presentes e futuros (Nova, 1996). Nesta definição conseguimos destacar a importância do desenvolvimento acumulativo e simultâneo de capacidades cognitivas e sócioafetivas do indivíduo no estabelecimento de uma nova relação com o ambiente.
A EA (Educação Ambiental) necessita da participação ativa e global de todos os meios

Relacionados

  • Apostila Homem e sociedade 1
    55367 palavras | 222 páginas