Inteligengia e Biografia - características individuais

1122 palavras 5 páginas
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia
DESIGN DE PRODUTO

TRABALHO DE PSICOLOGIA

Equipe:
Adaylene Monteiro
José Antônio Dias
Thais Pismel
Thalita Oliveira
Vinicius Yago

1. Inteligência
A partir das diversas definições disponíveis pode-se resumir o conceito que inteligência é a capacidade de lidar com a complexidade.
Possuindo então duas teorias principais:
Teoria do fator geral;
Teoria das inteligências múltiplas.

1.1- Teoria do fator geral
Está teoria está baseada no QI (quociente intelectual), como expressão da inteligência. Os testes de QI medem três aptidões principais: a numérica, verbal e lógica, podendo variar juntamente e possuindo uma mutua influência umas sobre as outras, são assim interdependentes e indica uma aptidão principal o chamado fator geral da inteligência ou fator G.
O QI compreende os valores entre menos de 70 e mais de 130. Testes de QI permitem estudos e identificação de tendências. Estudos realizados com estudantes mostram que os valores vêm cada vez mais aumentando lenta e sistematicamente. A hipótese para esse aumento é a disponibilidade de informações e a elevação do nível geral da educação (especialmente nos países mais avançados). Também confirmando a ideia de que uma parte da inteligência é inata e outra adquirida.
1.2- Teoria das Inteligências múltiplas
Está segunda teoria não questiona a existência de aptidões medidas através do Q.I. , pois para esta corrente o Q.I. Compreende algumas aptidões que possuem a mesma função das demais, assim não tratando o Quociente intelectual com uma superioridade.
Segundo Gardner, possuem nove tipos de inteligências, que estão inter-relacionadas, porém relativamente independente uma das outras.
1. Inteligência Linguística – Compreende o domínio de explorar as palavras;
2. Inteligência Lógico-matemática – Está relacionado com a capacidade de avaliar objetos e entender suas relações e princípios;
3. Inteligência musical – Trata de

Relacionados