Inteligencia emocional

Páginas: 11 (2617 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A Inteligência Emocional

É a capacidade de um individuo sentir emoções adequadas, aquelas que evitam decisões precipitadas e/ ou desesperadas e também entender as emoções dos outros. Não adianta a um executivo ter um QI (Quociente de Inteligência) muito alto, ser tecnicamente muito competente, se briga com qualquer motivo com seu pessoal e seus clientes.
O que se espera dos executivos é quetenham alto grau de QE (Quociente Emocional, que mede a Inteligência Emocional), porque tanto maior a capacidade das pessoas em unir auto-estima à capacidade de resolver conflitos.
A maioria das pessoas que tiveram sucesso na vida são aquelas que têm um QE mais alto relativamente ao QI. Para uma empresa, realmente, o que se quer mais de um executivo é que ele saiba lidar com conflitos, que nãoperca a calma diante das crises, que entenda o sentimento das pessoas à sua volta e que saiba contornar muito bem as suas angustias e ansiedades. O QE não vem com a genética, se molda com os hábitos da família e com o ambiente.


Quociente de Inteligência
O Q.I não assegura prosperidade, prestigio ou felicidade
Quem lida bem com os próprios sentimentos e com os dos outros tem maiorprobabilidade de se sentir satisfeito e ser eficiente.

Inteligência Emocional
O QE não vem com a genética, se molda com os hábitos da família e com o ambiente.


Em seu livro, Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades: Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre é a chave da inteligência emocional. A falta de habilidade em reconhecernossos verdadeiros sentimentos deixa-nos a mercê de nossas emoções. Pessoas com esta habilidade são melhores pilotos de suas vidas. Controle Emocional, a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. Pessoas pobres nesta habilidade afundam constantemente em sentimentos de incerteza, enquanto aquelas com melhor controle emocional tendem a recuperar-se maisrapidamente dos reveses e contratempos da vida.
Auto-Motivação. Dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca, para a automotivação, para manter-se sempre no controle e para manter a mente criativa na busca de soluções. Autocontrole emocional, sabendo praticar gratificação prorrogada e controlando impulsos, favorece aperfeiçoamento de todos os tipos.Pessoas que tem esta habilidade tendem a ser mais produtiva e eficaz qualquer que seja seu empreendimento.
Reconhecimento de emoções em outras pessoas. Empatia, outra habilidade que constrói autoconhecimento emocional. Esta habilidade permite as pessoas reconhecer necessidades e desejos de outros, permitindo-lhes relacionamentos mais eficazes.
Habilidade em relacionamentos interpessoais. A arte dorelacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerenciar sentimentos em outros. Esta habilidade é à base de sustentação de popularidade, liderança e eficiência interpessoal. Pessoas com esta habilidade são mais eficazes em tudo que é baseado na interação entre pessoas. São estrelas sociais.
As três primeiras acima se referem à Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a InteligênciaInter-Pessoal. Inteligência Inter-Pessoal: são a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
 
Organização de Grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo. Não é o poder dado por cargos de chefia, mas a habilidade de obter do grupo o reconhecimento de liderança, ocooperação espontânea.

Negociação de Soluções: O papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos. Sua característica é a diplomacia. É aquele que argumenta, e busca entender os pontos de vista alheios.

Empatia - Sintonia Pessoal: É a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencia emocional
  • Inteligência EMOCIONAL
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligência Emocional
  • Inteligência emocional
  • Inteligencia emocional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!