Inteligencia copetitiva

3760 palavras 16 páginas
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Também conhecida como IC, é uma estratégia empresarial onde uma empresa conhece tudo sobre sua concorrência, esta a par de lançamentos, promoções e tudo o que seus concorrentes fazem ou pretendem fazer no mercado consumidor. Uma empresa com IC, está sempre um passo na frente de seus concorrentes e toda tomada de decisão são amparadas nestes estudos.
Parece que estou falando somente para CEOs de grandes corporações. Não é nosso caso aqui! É fato que as grandes corporações possuem setores de Inteligência Competitiva muito atuantes e que fazem a diferença em um embate com a concorrência, mas a realidade que quero mostrar é que as pequenas empresas também podem lançar mãos desta ferramenta e colher frutos que nunca imaginou e nunca precisará entrar em uma guerra de preços gratuitamente.
O fato é que nas pequenas empresas a tendência a ignorar a Inteligência Competitiva é fato, seja por pura falta de preparo em organizar e atender as exigências desta estratégia ou por pura arrogância de seus gestores (complexo de anjo, como já citei em artigos anteriores) que acreditam realmente que conhecem profundamente seus concorrentes. Pura balela!
Em primeiro lugar, para lançar mãos desta ferramenta é necessário ter consciência de que você nunca sabe o suficiente sobre sua concorrência. Vou relacionar a seguir algumas dicas para você iniciar seus processos de Inteligência Competitiva:

DICAS PARA UM ALTO CONHECIMENTO
- Freqüentar feiras e exposições: em uma feira ou exposição do seu setor, você pode colher muitas informações de seus concorrentes. Não tenha inibição em entrar nos estandes dos seus principais concorrentes e colher todo tipo de informação. Folhetos, panfletos, catálogos e etc. são fontes riquíssimas de informações do que seus concorrentes estão planejando ou já estão implantando dentro do seu mercado consumidor.
- Recortes de Jornais e Revistas: tenha tempo para ler, reler e recortar tudo o que os

Relacionados

  • metedologia cientifica
    463 palavras | 2 páginas
  • Atps - tecnologia de gestão
    6786 palavras | 28 páginas
  • Resumo Final
    5869 palavras | 24 páginas