inteligencia artificial

Páginas: 14 (3414 palavras) Publicado: 5 de julho de 2014
Inteligência Artificial e a Filosofia



Painel 1: Arte evocativa

A ideia aqui é elaborar uma arte que evoque o poder da ideia de uma inteligência artificial, um ser artificial que pensa e tudo que isso representa, em termos filosóficos e em termos de feito humano.
Uma ideia é nos apropriarmos da imagem forte, e já absorvida pelo imaginário popular, do pensador de Rodin. Elaborar umaversão robótica do pensador. Penso em uma imagem que se aproveita do fato de estar em um ambiente escuro. Talvez uma imagem em preto, com detalhes em cores fosforecentes (o verde matrix, ou ou azul Tron, por exemplo),só sugerindo. Penso em uma peça de acrílico,iluminada por trás, para dar efeito de iluminação própria.

Painel 2: Introdução
O interesse pelo desenvolvimento de entidades artificiaisinteligentes participa do imaginário da humanidade há muito tempo.
Ao mesmo tempo, as tentativas de construção de autômatos inteligentes também são bastante antigas e ocorreram em diversos pontos ao longo da história, ilustrando o interesse intelectual em acessar os princípios subjacentes à inteligência. Este imaginário traçou um longo caminho, até culminar na consolidação de uma disciplinacientífica que busca investigar o tema, a partir do ponto de vista científico contemporâneo.
O artigo de Turing em 1950, “Computing Machinery and Intelligence”, aborda a possibilidade de máquinas pensarem, colocando explicitamente a questão para a comunidade cinetífica moderna e discutindo-a. Este trabalho cristaliza a ideia da possibilidade de uma máquina se comportar de modo inteligente, desde queseja adequadamente programada para isso.
O nome “Inteligência Artificial”, e o estabelecimento formal de uma área de pesquisa come este nome, ocorreram em 1956, em uma conferência em Dartmouth College (Buchanan, 2005). Nesta conferência, foram discutidas propostas de investigação que norteariam o início dos trabalhos desta disciplina científica.

Painel 3: Inteligência Artificial forte eInteligência Artificial Fraca

O filósofo John Searle distingue duas posturas em relação à IA:
Hipótese da Inteligência Artificial forte: Afirma que sistemas de inteligência artificial podem realmente pensar e ter uma mente genuína. Neste caso, estes sistemas não seriam apenas simulações de inteligência, mas entidades realmente inteligentes.
Hipótese da Inteligência Artificial fraca: Afirma quesistemas de inteligência artificial podem agir de forma inteligente, ou agir como se fossem inteligentes (ou como se tivessem mentes). Neste caso, estes sistemas, apesar de agirem de forma inteligente, não seriam entidades genuinamente inteligentes, mas, no máximo simulações de comportamentos inteligentes. Nesta visão, computadores podem ser vistos como ferramentas úteis para estudar a mente,permitindo o teste empírico de modelos da mente.
Atualmente, as duas visões convivem na área da Inteligência Artificial. Uma parcela considerável dos pesquisadores da área adota a hipótese da IA fraca. Por outro lado, há pesquisas que assumem a hipótese da IA forte, e dedicam-se a discutir a viabilidade de uma inteligência artificial geral, perseguindo o objetivo de entidades artificiais que pensamgenuinamente, elaborando e propondo teorias de como poderiam ser realizadas concretamente.

Painel 4: Alan Turing e suas nove objeções

4.1:
No artigo “Computing Machinery and Intelligence”, Turing discute nove possíveis objeções à possibilidade de realização de uma inteligência artificial.
A objeção teológica
Este tipo de objeção assume que o ser humano é dotado de uma alma imortal, que éesta alma imortal que permite o pensamento e que um possível Deus dotou os homens e mulheres com esta alma, mas não fez o mesmo com os animais e as máquinas. Assim, nem animais nem máquinas poderiam pensar.
Turing sente-se incapaz de aceitar qualquer parte deste argumento, pois para algumas visões dogmáticas nem as mulheres tem alma, o que constitui um absurdo.
Turing também esboça uma resposta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia Artificial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!