Inteligencia aritifical

2750 palavras 11 páginas
COMPUTAÇÃO APLICADA – 1º SEMESTRE/2013
Atividade V – Noções de Inteligência Artificial

OBJETIVO
Nesta atividade temos como objetivo tomar contato com Inteligência
Artificial (IA). Faremos isto por meio de uma importante área de IA chamada IA conexionista, mais especificamente Redes Neurais Artificiais (RNA). Também estudaremos um importante conceito em IA: agentes inteligentes.
Finalmente teremos oportunidade de desenvolver uma aplicação bem simples através do ambiente de desenvolvimento Simbrain.

Conhecendo RNA

Uma rede neural artificial, ou simplesmente uma RNA, é um modelo matemático inspirado em redes neurais biológicas. Trata-se de um grupo de neurônios artificiais interconectados, geralmente com o objetivo de encontrar padrões em dados ou modelar complexos relacionamentos entre entradas e saídas. Para ilustrar tais conceitos, vamos assistir ao filme: http://www.youtube.com/watch?v=DG5-UyRBQD4 1

A inspiração inicial para as redes neurais artificiais foram as redes neurais biológicas. Ambos os sistemas executam funções coletivamente e de modo paralelo pelos neurônios. Veja a figura:

Uma rede neural imita o comportamento do cérebro humano para acertar os pesos das sinapses, processo denominado aprendizado computacional.
Verificamos, também, que o processo de aprendizado computacional por redes neurais trabalha com o conceito de exemplos: para treinar uma rede neural, fornecemos uma entrada e uma saída correspondente a esta entrada.

Aplicações
A principal utilidade de modelos baseados em RNAs reside no fato que eles podem ser usados para inferir funções a partir de observações. Isso é particularmente útil em aplicações onde a complexidade dos dados ou tarefa tornem a criação de tais funções impraticável.
A seguir apresentamos algumas áreas de aplicações para RNA:
• Classificação, reconhecimento de padrões etc.
• Processamento de dados, filtragem etc.
• Robótica
Exemplos práticos incluem controle veicular,

Relacionados