Inteligências multiplas

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
Inteligências múltiplas



Denise de Castro Silveira

Inteligências múltiplas


Trabalho acadêmico apresentado a professora Elisandra como exigência do curso de graduação em Letras do Centro Universitário de Caratinga, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia.










Introdução

A preocupação com a educação, eparticularmente com os métodos de ensino, tem sido tema de variadas pesquisas mundiais e de inúmeros trabalhos publicados por educadores, psicólogos e interessados na área. A necessidade constante de atualização de informações, de tecnologias e de práticas educacionais fez com que a comunidade escolar se ativesse à necessidade de mudanças na formação dos profissionais de educação, assim como em seus métodos.Dentre estas pesquisas, uma vem se destacando por sua cientificidade e pelos resultados apresentados dentro do âmbito escolar. Trata-se das pesquisas sobre Inteligências Múltiplas, realizadas pelo americano Howard Gardner, um verdadeiro símbolo educacional contemporâneo. Este pesquisador mostrou de forma coerente que todos os seres humanos possuem diferentes tipos de mente, e que pais eprofessores podem tornar possível uma educação personalizada, individualizada.
Considerando que as inteligências múltiplas tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, é possível por meio do estímulo proporcionar um ensino e aprendizagem prazerosos e significativos.
O presente trabalho tem como objetivos favorecer aos professores um conhecimento mais amplo sobre esse tema; despertar ointeresse do docente em desenvolver as inteligências múltiplas e aguçar nele a vontade de apropriação da temática para sua prática pedagógica, além de propor ações didáticas que podem ser adicionadas ao currículo escolar.

Desenvolvimento

Existem teorias científicas que revolucionam o modo de pensar de determinada área do conhecimento. Outras ganham espaço na mídia em geral e, conseqüentemente,são reconhecidas pelo grande público. A teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner parece estar enquadrada nos dois casos.
Nossa descrição começa sobre as inteligências humanas, no inicio do século XX, foi solicitado a Alfredo Binet que criasse um instrumento que pudesse prever quais eram as crianças que teriam sucesso nos liceus parisenses. O instrumento criado testava a habilidadedas crianças nas áreas verbal e lógica, sobretudo o desenvolvimento da linguagem e da matemática. Este instrumento deu origem ao primeiro teste de inteligência desenvolvido por Terman. O sucesso deste teste, só se tornou evidente nos EUA, quando na 1ª Guerra Mundial, quando foi selecionado 1 milhão de recrutas por meio dele.
Para Gardner não era suficiente as criticas de alguns estudiosos com oconceito de Q.I. , ele acreditava que os testes e suas correlações deviam ser abandonados e deveria se partir para observação das fontes de informações mais naturalistas de como as pessoas desenvolvem capacidades indispensáveis para o seu modo de vida.
Gardner procura em seu trabalho os blocos construtores das inteligências utilizadas por todos aqueles que apresentam perfis cognitivos regularesem diferentes culturas e espécies. Ao observar todas as fontes de informações sobre o desenvolvimento, reuniu uma grande quantidade de informações. Para organizar estas informações Gardner teorizou as sete inteligências:
Inteligência Lingüística - Esta inteligência manifesta-se através da habilidade com o uso da linguagem em suas diversas formas, apresentando facilidade em convencer, contarhistórias, relatar fatos com precisão ou transmitir idéias. Entre as pessoas com inteligência lingüística avançada podemos citar advogados, locutores, escritores e poetas.
Inteligência Lógico-Matemática – É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, analisar e resolver problemas com lógica, a sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Matemáticos e cientistas são exemplos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligências multiplas
  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligencias multiplas
  • inteligencias multiplas
  • Inteligencia Multiplas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!