Inteligências multiplas

Páginas: 4 (798 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2012
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Graduação em Pedagogia
Disciplina: A contribuição da psicologia para a práxis pedagógica
Docente: Maria Anália


BIOGRAFIA DO AUTORHoward Gardner nasceu em 1943 nos estados unidos. Psicólogo, professor de neurologia e cientista recebeu vários prêmios e títulos honoris de 26 faculdades incluindo instituições Bulgária, Chile,Grécia, Irlanda, Israel, Itália e Coréia do Sul.
Tornou- se conhecido mundialmente através das proposições da teoria das inteligências múltiplas (IM) causando um forte impacto na área educacionaldivulgada no início da década de 1980. E membro fundador do projeto zero, esse projeto tem como função entender melhor o aprendizado.
Com alguns resultados de pesquisas na área da neurologia elepercebeu que situações de lesão cerebral servem para dar exemplos a sua teoria, pois uma pessoa pode ter uma área do cérebro afetado e desempenhar outras atividades muito bem. Trabalhou com crianças comunse com altas habilidades para conhecer melhor o desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Esse trabalho com crianças e adultos com lesões cerebrais demonstrou a existência oito "tipos" deinteligência. Em cada pessoa, tais inteligências se combinam de forma diferente.

PRESUPOSTOS TEORICOS DA TEORIA

Foi elaborada a partir dos anos 80 na universidade de Harvard, tendo sua origem em umacompanhamento desempenho profissional de pessoas que haviam sido alunos fracos, mais q se destacam na vida profissional. Gardner se surpreendeu com o sucesso obtido por vários dele.
Gardner questionaa tradicional visão da inteligência, que e geralmente avaliada por testes padronizados que privilegiam habilidades linguísticas e lógicas matemática e geram um valor numérico (QI= quociente deinteligência). Dessa forma ele acredita que um teste de inteligência prevê a habilidade da pessoa há com matérias escolares embora preveja pouca a vida posterior.
Ele definiu que uma inteligência deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligencias multiplas
  • inteligencias multiplas
  • Inteligencia Multiplas
  • As inteligências múltiplas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!