Inteligências multíplas

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
O QUE É INTELIGÊNCIA SEGUNDO HOWARD GARDNER

Celso Antunes Educador explica os conceitos de inteligência múltipla de Howard Gardner. Inteligência é a faculdade de entender, compreender, conhecer. Inteligência é também juízo, discernimento, capacidade de se adaptar, de conviver. É, para Gardner, uma capacidade para resolver problemas e serve também para criar idéias ou produtos consideradosválidos. As criaturas humanas possuem nível elevado de inteligência e por isso são criativas, revelam capacidade de compreender e de inventar e ao acolher uma informação, atribuir-lhe significado e produzir respostas pertinentes.
Inteligência é saber pensar, possuir vontade para fazê-lo, criar e usar símbolos e graças a eles realizar conquistas extraordinárias, fazendo surgir o mito, a linguagem, aarte e a ciência.
Gardner falava em sete inteligências, mas estudos e pesquisas posteriores elevaram esse número para nove:
Espacial, expressa pela capacidade de relacionar o espaço próprio com o espaço do entorno, percebendo e administrando distâncias e pontos de referências, bem como revelando a capacidade em perceber visuo-espacialmente diferentes objetos, eventualmente transformando-os oucombinando-os em novas posições. Extremamente nítida em grandes arquitetos, manifesta-se também em pessoas que revelam facilidade em imaginar e percorrer referências espaciais, como alguns motoristas de praça de grandes cidades. Instiga a capacidade em pensar de maneira tridimensional e permite que a pessoa possua imagens externas e internas dos objetos através do espaço e decodifique com facilidadeas informações gráficas. Crianças com elevado nível de inteligência espacial percebem com facilidade a mudança de algo em um cômodo de sua casa, detectando alterações mesmo sutis em ambientes que conhecem.
Sugestões de atividades em sala de aula para esse tipo de inteligência: Atividades artísticas, apresentações visuais, metáforas, visualização e mapas conceituais. Concursos fotográficos,metáforas por meio de imagens, símbolos gráficos diversos. Materiais de ensino: colagens, gráficos, frisas do tempo, mapas, massa de modelagem, argila, lápis de cor, recursos táteis, coleção de fotos. Ação docente: Explorar o uso de linguagens alternativas, solicitar a transferência de textos para desenhos, gráficos, quadros-síntese.
Cinestésico-corporal, identificada à capacidade em controlar eutilizar o corpo, ou uma parte do mesmo em atividades motoras complexas e em situações específicas, assim como manipular objetos de formas criativa e diferenciada. Marcante em pessoas que dançam muito bem, praticam a mímica com precisão ou são hábeis em modalidades esportivas diversas. Facilita a sintonização de diferentes habilidades físicas. Crianças com elevada inteligência espacial apresentamcapacidade incomum em controlar o corpo e expressar-se por mímicas e caretas, precisando a toda hora mover-se, retorcer-se usando sensações corporais para processarem informações, aprendendo bem menos por ouvir e muito mais por fazer. Sugestões de atividades em sala de aula para esse tipo de inteligência: Teatro, dança, mímica,, exercícios de relaxamento, atividades diversas que envolvam o uso do corpo.Materiais de ensino Instrumentos de montagem, tampinhas, blocos, equipamentos esportivos, recursos manipuláveis, peças LEGO. Mapas corporais. Ação docente: Solicitar o uso de movimentos do corpo para expressar conhecimentos de disciplinas descritivas. Exercícios sobre consciência física. Propostas sobre cozinhar, costurar, jardinagem, realidades virtuais.
Lógico-matemática, ligada a competênciaem compreender os elementos da linguagem lógico-matemática, permitindo ordenar símbolos numéricos e algébricos assim como quantidades, espaço e tempo. Presente na Engenharia, na Física e na Matemática, também se manifesta na contabilidade, programadores de computação e outras profissões que recorrem a lógica e os números. Crianças que apresentam uma elevada inteligência lógico-matemática...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligências multiplas
  • Inteligencias multiplas
  • Inteligências múltiplas
  • Inteligencias multiplas
  • inteligencias multiplas
  • Inteligencia Multiplas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!