Inteligência

Páginas: 7 (1575 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
E.M.E.M GONÇALVES DIAS |
Inteligência |
[Digite o subtítulo do documento] |
|
Tafarel,Lucimara,Gabriel,Eduardo |
15/9/2009 |

[Trabalho realizado por alunos com orientação da professora sobre Inteligência para a disciplina de Psicologia no Ensino Médio]

INTELIGÊNCIA

A inteligência pode ser definida como a capacidade mental deraciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias, linguagens e também aprender.
Embora nós pessoas leigas geralmente percebamos o conceito de inteligência sob uma visão muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, a personalidade, o caráter ou a sabedoria.
Segundo o artigo "Mainstream Science onIntelligence" assinado por 52 pesquisadores em 1994 a inteligência é:
"uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência. Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento parasair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - 'pegar no ar', 'pegar' o sentido das coisas ou 'perceber'"


Inteligência, QI
O quociente de inteligência QI é um índice calculado a partir da pontuação obtida em testes nos quais especialistas incluem as habilidades que julgam compreender ashabilidades conhecidas pelo termo inteligência. É uma quantidade multidimensional um amálgama de diferentes tipos de habilidades, sendo que a proporção de cada uma delas muda de acordo com o teste aplicado. A dimensionalidade dos escores de QI pode ser estudada pela análise fatorial, que revela um fator dominante único no qual se baseia os escores em todos os possíveis testes de QI.Os primeiros testes de QI
Os testes de inteligência surgiram na China, no século V, e começaram a ser usados cientificamente na França, no século XX.
Em 1905, Alfred Binet e o seu colega Theodore Simon criaram a Escala de Binet-Simon, usada para identificar estudantes que pudessem precisar de ajuda extra na sua aprendizagem escolar. Os autores da escala assumiramque os baixos resultados nos testes indicavam uma necessidade para uma maior intervenção dos professores no ensino destes alunos e não necessariamente que estes tivessem inabilidade de aprendizagem

No ano de 1912, Wilhelm Stern propôs o termo “QI” (quociente de inteligência) para representar o nível mental, e introduziu os termos "idade mental" e "idade cronológica". Stern propôs que o QI fossedeterminado pela divisão da idade mental pela idade cronológica. Assim uma criança com idade cronológica de 10 anos e nível mental de 8 anos teria QI 0,8, porque 8 / 10 = 0,8.
Já em, 1916, Lewis Madison Terman propôs multiplicar o QI por 100, a fim de eliminar a parte decimal: QI = 100 x IM / IC, em que IM = idade mental e IC = idade cronológica. Com esta fórmula, a criança do exemplo acimateria QI 80.
A classificação proposta por Lewis Terman era a seguinte:
* QI acima de 140: Genialidade
* 121 - 140: Inteligência muito acima da média
* 110 - 120: Inteligência acima da média
* 90 - 109: Inteligência normal (ou média)
* 80 - 89: Embotamento
* 70 - 79: Limítrofe
* 50 - 69: Cretino
Sendo assim a formula exata do QI:
Em 1939, David Wechsler criou aprimeiro teste de QI desenvolvido explicitamente para adultos, tendo abandonado o sistema da divisão da "idade mental" pela cronológica (metódo que não faria grande sentido para adultos). Em vez disso, os testes passaram a ser calibrados de forma a que o resultado médio fosse 100, com um desvio-padrão de 15.
2005, o teste de QI mais usado no mundo foi o Raven Standard Progressive Matrices. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência
  • inteligência
  • Inteligencia
  • Inteligências
  • inteligencia
  • A Inteligência
  • Inteligência
  • inteligencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!