Inteligência e Aprendizagem em Síndrome de Down

Páginas: 10 (2320 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Prática Integrativa II
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza
Maio de 2014

Um olhar sobre universos em que o sujeito síndrome de down está inserido.

Autores: Dinnah Amaro de Lima e Natália de Araújo Loiola
Profa. Orientadora: Maira Maia Moura

Palavras-chave: síndrome de down, prática psicológica, prática escolar, aprendizagem, inteligência.

Resumo
Este artigoapresenta os resultados de uma pesquisa executada para a disciplina de Prática Integrativa II, do curso de Psicologia da universidade de Fortaleza (UNIFOR), proporcionará a realização de entrevistas semiabertas em forma de pesquisa qualitativa com dois profissionais da psicologia sendo um da clínica e outro da escolar que lidam na sua prática com pacientes e alunos síndromes de down, uma professorade uma escola construtivista que tem alunos síndromes de down e a irmã de um sujeito síndrome de down. Com isso, foi possível analisar os diferentes contextos que cerca o mundo do indivíduo síndrome de down observando as singularidades e similaridades de cada profissional e da familiar ao lidar com esses sujeitos, visando uma pequena análise de dois processos psicológicos básicos que são aaprendizagem e a inteligência em relação à síndrome de down. Este trabalho irá por em questão nossas impressões sobre as práticas psicológicas, educacionais e familiares com o sujeito síndrome de down, ratificando conclusões já existentes, como desconstruindo opiniões existentes no nosso imaginário, na nossa condição de alunas de psicologia de segundo semestre e também em nossa condição de pertencentesao senso comum.
Introdução

O estudo aqui apresentado teve como objetivo geral investigar como se desenvolvem os processos psicológicos básicos de aprendizagem e inteligência no contexto da síndrome de down, tendo como foco a prática psicológica, as percepções familiares e demais profissionais que lidam com o sujeito síndrome de down.
Como nossa motivação inicial tivemos aUniversidade de Fortaleza - UNIFOR, que nos deu a oportunidade, através da produção desse artigo, de conhecer mais profundamente a atuação do psicólogo na realidade da síndrome de down. Como motivação pessoal foi de buscar entender como funciona a intervenção psicológica com a família e com o sujeito síndrome de down. Além de já termos um interesse pessoal sobre a síndrome, não só pessoal comoprofissional. Através desse trabalho, obtivemos inúmeras informações através das entrevistas e das pesquisas relacionadas à síndrome. Os resultados que obtivemos serão de grande importância para o nosso trajeto profissional.
Como referencias foram utilizadas os artigos encontrados nos sites de movimento down e no site ciências e cognição. Sobre os princípios psicológicos básicos, escolhemos ainteligência e aprendizagem por nos causar maior interesse pessoal e profissional entender como funcionam esses dois processos em pessoas com a síndrome de down. Foi possível observar no decorrer desse trabalho que a psicologia tem tratado do sujeito síndrome de down como um sujeito capaz, e o trabalho realizado é o de possibilitar a independência e autonomia desse sujeito, de inserção social. Otrabalho é voltado em busca da independência, além de termos percebido a importância do trabalho interdisciplinar em relação ao sujeito down.
Em relação à temática escolhida, visto de forma orgânica, a síndrome de down se caracteriza por ser uma alteração na divisão cromossômica atual resultando na triplicação do material genético referente ao cromossomo 21. Podemos dizer queos individuos síndrome de down são pessoas com os mesmos direitos e as mesmas necessidades que todo mundo. E que a vida diária dos portadores dessa síndrome é influenciada diretamente pelos recursos que lhes estão disponíveis e pela atitude das pessoas que vivem com eles. A busca desse sujeito é a de viver independentemente. Em relação aos princípios psicológicos básicos foi percebida uma grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome de Down, aprendizagem e linguagem
  • Aprendizagem das Crianças com Síndrome de Down
  • SÍNDROME DE DOWN: APRENDIZAGENS POSSÍVEIS
  • Aprendizagem na Síndrome de Down
  • O PAPEL DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM E NO DESEMPENHO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
  • A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • O processo ensino
  • O processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem em crianças com síndrome de down.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!