Inteligência Linguística

Páginas: 2 (331 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014




Inteligência Linguística


A INTELIGÊNCIA SEGUNDO HOWARD GARDNER

Faculdade de entender, compreender, conhecer. Inteligência é também juízo, discernimento, capacidade de se adaptar, deconviver. Constitui potencial biopsicológico não especificamente humano, mas que em seres humanos assume dimensão inefável. Uma capacidade para resolver problemas e serve também para criar  idéias ouprodutos considerados válidos. As criaturas humanas possuem nível elevado de inteligência e por isso são criativas, revelam capacidade de compreender e de inventar e ao acolher uma informação,atribuir-lhe significado e produzir respostas pertinentes.

É a inteligência que permite dar sentido as coisas que vemos e a vida que temos e que nos leva a conversa interior, resgates de "arquivos" damemória, capacidade de raciocínio, criação de objetivos e invenção de saídas quando parece não existir indícios de sua existência. Inteligência é saber pensar, possuir vontade para fazê-lo, criar e usarsímbolos e graças a eles realizar conquistas extraordinárias, fazendo surgir o mito, a linguagem, a arte e a ciência. Somos quem somos porque lembramo-nos das coisas que nos são próprias e nosemocionamos, e a inteligência faz com que cada ser humano seja um ser único e compreenda plenamente o significado dessa individualidade.

A inteligência lingüística foi comprovada nos testes empíricos. Aárea do cérebro, chamada "Centro de Broca", é responsável pela produção de sentenças gramaticais. Uma pessoa com dano nesta área pode compreender palavras e frases muito bem, mas tem dificuldade emjuntar palavras em algo além das frases mais simples. Ao mesmo tempo, outros processos de pensamento podem estar completamente inalterados.

O dom da linguagem é universal e o seu desenvolvimento nascrianças é surpreendentemente constante em todas as cultura. Mesmo nas populações surdas, em que a linguagem manual de sinais não é ensinada, as crianças inventam sua própria linguagem manual....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA
  • Inteligencia linguistica
  • O ENSINO MÉDIO E A SUPERVALORIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS LINGÜÍSTICA E LÓGICO-MATEMÁTICA
  • Linguistica
  • O que é linguística?
  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!