Inteligência emocional

Páginas: 5 (1038 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
UNIDERP – Universidade para o desenvolvimento do estado e da região do pantanal
IMBRAPE – INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISA SÓCIO ECONÔMICO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

2004

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado como requisito parcial de aprovação do curso de pós-graduação em Marketing e Gestão de Pessoas nomódulo INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES, da UNIDERP/ IMBRAPE.

Agosto de 2004

apresentação

As empresas têm emoções, pois são feitas de uma matéria-prima viva que são os humanos. Entender as emoções, saber expressá-las, potenciá-las como ferramenta do pensamento, e saber geri-las, é a razão de ser da Inteligência Emocional.

Nos cenários empresariais, quando se pretende perceber a maisrecente das competências social-chave da gestão, a Inteligência Pessoal ou Emocional, a primeira questão a colocar refere-se ao tipo de características individuais subjacentes às pessoas bem sucedidas e felizes no contacto e na liderança de outros.

Essa questão é altamente pertinente porque os instrumentos tradicionais como o QI (Quociente de Inteligência), baseados nas elevadas competênciaslingüísticas, acadêmicas e técnicas, pouco contribuem, nos dias de hoje, para explicar os diferentes destinos de pessoas com instrução, formação e oportunidades mais ou menos semelhantes.

A inteligência racional, fixada em padrões de qualificação técnica, provou não dar preparação para o tumulto e a mudança que agita a vida atual, não sendo garantia de prosperidade, prestígio ou de boa eeficaz liderança.

É sobre isso que o trabalho irá discorrer, levando-se em conta a Inteligência Emocional nas organizações.

INTRODUÇÃO

Na nossa forma de ser e de estar em negócios, as emoções nunca foram bem vistas. A maioria de nós foi tradicionalmente condicionada a deixar as emoções "em casa", acreditando que para ser eficaz e bem sucedido, era necessário fundamentar a nossa estratégiaprofissional no trabalho das equipes e nas decisões tomadas de "cabeça fria", raciocínio lógico e "inteligência".

Todavia, as emoções são parte essencial daquilo que somos e do modo como nos relacionamos com outros, não podendo, portanto, serem ignoradas ou deixadas de lado.

Emoções são interpretações de sentimentos e há milhares deles - "medo, ira, tristeza, ciúme, prazer, esperança, paixão,vergonha” (consideradas emoções primárias, seus extremos são considerados patológicos) - e centenas de estados de espírito - "conflituoso, autoritário, irritadiço, melancólico, feliz, apaixonado" - pelo que, tal como diz Goleman "há muito mais subtilezas de emoção do que palavras para as descrever...”

Motivando o surgimento de todas essas emoções, está a conexão da pessoa com o outro e de cadaum consigo mesmo e a inteligência reside no ponto de equilíbrio, na harmonia entre a razão e a emoção obtidas através do desenvolvimento das habilidades e competências para saber administrar sentimentos.

As organizações pretendem saber de que forma o conceito de inteligência emocional se relaciona com os seus atuais sistemas de gestão e desenvolvimento das pessoas, com as suas práticas deformação comportamental e geração de novas competências, com os seus sistemas de gestão e avaliação do desempenho.

Uma forma de reflexão sobre a abordagem da inteligência emocional centra-se no seu papel como canal adicional de comunicação, em complemento com outros canais utilizados no desenvolvimento organizacional.

i - DESENVOLVER OS QUESTIONAMENTOS:

1. como me vejo há 5 anos atras[pic] [pic] [pic]

Há 5 anos eu estava num processo de construção principalmente do meu EU, buscando a leitura dentro de mim mesma.

Absorvendo as informações vindas do exterior (familiares, grupos de serviços, lazer e parceiro), buscava a cada vez mais me conhecer, para entender os meus sentimentos e emoções em todos esses momentos. Ainda tomava decisões que não traduziam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencia emocional
  • Inteligência EMOCIONAL
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligência Emocional
  • Inteligência emocional
  • Inteligencia emocional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!