Inteligência competitiva

Páginas: 2 (300 palavras) Publicado: 24 de junho de 2012
A Inteligência Competitiva se apresenta como a ferramenta fundamental para que a empresa possa definir o posicionamento estratégico mais adequado frente à dinamicidade do ambiente competitivo em quese contextualiza, pois identifica as oportunidades e ameaças, os pontos fortes e fracos, existentes e potenciais, aumentando a competitividade. Ao lidar com as informações, ela transformaconhecimento em vantagem competitiva e, ancorada na Tecnologia da Informação, dá sustentação a cenários prospectivos, a partir da convicção de que se pode atuar nas tendências e nas relações entre causa eefeito. Assim, a Inteligência Competitiva busca oferecer aos empresários vários futuros possíveis, para que estes, por meio de decisões estratégicas, possam contribuir para a realização de um futuro maisfavorável.
A pequena empresa também precisa conhecer sua concorrência. Acompanhando os passos dos concorrentes, é possível otimizar a estratégia corporativa em curto e longo prazo.
Antes de mais nada,é necessário conhecer as próprias características - produtos que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento -, e só depois compará-las com as de outras empresas idênticas ousemelhantes.
O empreendedor deve aproveitar de todas as estratégias possíveis para superar as expectativas do cliente. Para isso, precisa oferecer um bom atendimento, analisar a postura da concorrência,criar uma identidade visual adequada ao perfil do cliente e simplificar o sistema de concessão de crédito.
O conhecimento adquirido com a Inteligência Competitiva dá às organizações habilidades paralidar com a complexidade e com os sinais do mercado. Com isso, passa a ser importante a incorporação de um programa sistemático e ético para reunir e gerenciar informações externas, que podem afetaros planos e as decisões das organizações. A estrutura administrativa é centralizada, as estratégias são intuitivas e de curto prazo, há baixa especialização, simplicidade e informalidade do sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligencia competitiva
  • Inteligência Competitiva
  • Inteligencia competitiva
  • Inteligência competitiva
  • Inteligencia Competitiva
  • Inteligencia competitiva
  • Inteligencia competitiva
  • Inteligencia competitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!