Inteligência Coletiva - ABNT

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA







INTELIGENCIA COLETIVA












CAMPINAS
2014













INTELIGENCIA COLETIVA




Trabalho parcial apresentado para aproveitamento na disciplina Novas Tecnologias, terceiro semestre do período noturno, do curso dePublicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Orientador: Prof. Augusto Modesto


PUC - CAMPINAS
2014



SUMÁRIO




























Introdução

O trabalho tem a intenção de apresentar e discutir o conceito de ‘’inteligência coletiva’’, de Pierre Lévy. Desde os primórdios da humanidade a comunicação é fundamental para aevolução física e intelectual da raça humana, sua adaptação e sobrevivência sempre dependeram do desenvolvimento em conjunto. É necessário reconhecer que todo ser humano tem algum conhecimento, sendo assim com o passar das eras a humanidade sempre aprimorou sua comunicação e graças à evolução da internet a humanidade criou um novo mecanismo de comunicação e troca de informações, denominado como ‘’internetcolaborativa’’, este recurso proporcionou mais benefícios através do momento que permite que outras pessoas compartilhem ideias e que obtenham melhoria significativa através da colaboração, sendo assim conseguindo e aprimorando mais rapidamente o seu conhecimento geral pela troca de informação.















1. Internet e sua Evolução

A Internet é uma rede de computadores,todos ligados entre si para se comunicarem. Ela surgiu durante a Guerra Fria, pois os EUA precisavam de uma nova tecnologia para ultrapassar a URSS. Os americanos ligaram vários computadores através de linhas telefônicas para que pudessem se comunicar uns com os outros numa forma rápida. Desta forma foram ligados entre si, quatro computadores. Até 1990, a Internet encontrava-se vedada a qualquer usocom intuito Comercial, sendo que seu uso só era liberado por motivos científicos ou militares. Porem em 1991, o governo sede a pressão e se tem a criação do primeiro serviço comercial da Internet e em 1993 o protocolo WWW é colocado à disposição da rede. A partir de 2000 que a Internet ganha o status de mercado. Graças a sites como Face book e Twitter vários serviços se consolidam como empresasgeradoras de lucro.
















2. Surgimento da Internet Colaborativa

A internet colaborativa, ou também “web 2.0”, surge em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media, como uma forma de compartilhar informação ou conhecimento na internet, sendo uma maneira fácil de qualquer um ter acesso á dados e conseguir publicar mais informações. Os blogs e as enciclopédias online como“Wikileaks” são exemplos, neles temos artigos sobre os mais diversos conteúdos, e é possível qualquer pessoa com conhecimento criar, alterar e acrescentar qualquer informação adicional ao que já foi postado, criando assim uma colaboração entre os usuários.
"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras,a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva" — Tim O'Reilly.














3. A inteligência coletiva ou sabedoria das multidões

A ideia da inteligência coletiva foi criada Pierre Lévy. Caracteriza-se pela nova forma de pensamento modernoque se torna viável graças a redes abertas de computação da internet. As tecnologias da inteligência são representadas especialmente pelas linguagens, e os sistemas de signos. Todo o nossos pensamentos são é induzido por essas representações. Segundo Lévy, os seres humanos não são capazes de pensar sozinhos e sem o auxílio de alguma ferramenta. A inteligência coletiva é uma forma de o homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inteligência coletiva
  • Inteligência coletiva
  • Inteligencia Coletiva
  • Inteligência coletiva
  • Inteligencia Coletiva
  • Sensemaking e inteligência coletiva
  • Resenha inteligência coletiva
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!