Inteligência Artificial

Páginas: 16 (3968 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Inteligência Artificial

Cristiane Agustini Pena (acadêmica, UCS) capena@ucs.br
Elaine Nadal (acadêmica, UCS) enadal@bol.com.br
Moisés Mazzarolo (acadêmico, UCS) moisesmazzarolo@hotmail.com
Eduardo Secco (acadêmico, UCS) Eduardo.secco@doux.com.br


Resumo
Tudo começou com a tentativa de achar novas funcionalidades para o computador, assim surgiram várias linhas de estudo da IA. AInteligência Artificial abrange uma grande variedade de sub campos. Os avanços tecnológicos dos últimos anos demonstram a rapidez com que novas tecnologias são criadas e todas essas tecnologias são chamadas de IA.
Entre os ramos de estudo da IA pode-se citar: Robótica, Sistema de Visão, Processamento de Linguagem Natural, Sistema de Aprendizado, Redes Neurais, Sistemas Especialistas.

PalavrasChave: Tecnologia, Avanços tecnológicos, Inteligência Artificial, Robótica, sistemas.



Introdução

Iniciada nos anos 1940, a pesquisa em torno desta incipiente ciência era desenvolvida apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em projeto. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar aindústria bélica.
Com o passar do tempo, surgem várias linhas de estudo da IA, uma delas é a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendiam imitar as redes neurais humanas. Na verdade, é nos anos 60 que esta ciência recebe a alcunha de Inteligência Artificial e os pesquisadores da linha biológica acreditavam ser possíveis máquinas realizarem tarefas humanas complexas, comoraciocinar.
Depois de um período negro, os estudos sobre redes neurais voltam à tona nos anos 1980, mas é nos anos 1990 que ela tem um grande impulso, consolidando verdadeiramente como a base dos estudos da IA.
O sucesso inicial prosseguiu com o General Problem Solver (Solucionador de problemas gerais) ou GPS, desenvolvido por Newell e Simon. Esse programa foi projetado para imitar protocolos humanosde resolução de problemas. Dentro da classe limitada de quebra-cabeças com a qual podia lidar, verificou-se que a ordem em que os seres humanos abordavam os membros problemas. Deste modo, o GPS talvez tenha sido o primeiro programa a incorporar a abordagem de “pensar de forma humana".
Atualmente, a IA abrange uma enorme variedade de subcampos. Dentre esses subcampos está o estudo de modelosconexionistas ou redes neurais. Uma rede neural pode ser vista como modelo matemático simplificado do funcionamento do celebro humano. Este consiste de um número muito grande de unidades elementares de processamento, ou neurônios, que recebem e enviam estímulos elétricos uns aos outros, formando uma rede altamente interconectada.
No processamento, são compostos os estímulos recebidos conforme aintensidade de cada ligação, produzindo um único estímulo de saída. È o arranjo da interconexão entre os neurônios e as respectivas intensidades que define as principais propriedades e o funcionamento de uma RN. O estudo das redes neurais ou o conexionismo se relaciona com a capacidade dos computadores aprendem e reconhecem padrões. Podemos destacar também o estudo da biologia molecular natentativa de construir máquinas que alojem vida artificial. Outro subcampo de estudo é a ligação da IA com a psicologia, na tentativa de representar na máquina os mecanismos de raciocínio e de procura.
A IA avançou muito nos últimos anos um exemplo e a robótica que pode ajudar os seres humanos voltar a andar a pegar algo com as mãos, gestos tão simples que para muitas pessoas, que de uma forma ou deoutra que perderam seus membros é uma vitória inexplicável.

Inteligência Artificial

Os avanços tecnológicos observados nos últimos anos demonstram a rapidez com que novas tecnologias vão sendo criadas. Sistemas de computador capacitados para auxiliar no processo decisório, auxílio em cálculos, sistemas de processamento de dados e porque não a criação de robôs inteligentes que tanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia Artificial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!