INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Introdução

Os seres vivos, são todos dotados de capacidades extraórdinárias que os permitem satisfazer as suas próprias necessidades e, que ao longo da história da humanidade tornaram-se objectos de estudo para o homem, com o objectivo de aprimorá-las e tornar mas práctico e simples a vida na natureza.

Não obstante ao facto de que são todos dotados de força e instintos suficientes parasobreviver no seu próprio meio, só aos homem foi dada a capacidade de raciocínio lógico, ou seja, de ser, saber e de saber fazer, o que chamamos de inteligência.

De todas as capacidades humanas a inteligência é, de facto, a mais extraordinária. Por isso com o tempo os cientistas também procuraram estudá-la e desenvole-la, até fora do próprio homem. É deste modo que hoje nós temos a chamada IA– Inteligência Artificial.

Conceito
O conceito de IA, como podemos constatar, envolve duas palavras com os seus respectivos conceitos:
- INTELIGÊNCIA: faculdade de pensar, conceber, compreender; raciocínio... (Dicionário Universal)

- ARTIFICIAL: produzido por arte ou indústria; fingido (Dicionário Universal)

Deste modo pederiamos, de forma sintética, definir a inteligênciaartificial como a capacidade que determinados equipamentos, eletrónicos, possuem de dar respostas precisas a diversos problemas, com prévia programação e sem maior intervenção humana.

Tecnicamente é definida como um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade deser inteligente.

Mas uma definição inicial e muito comum de inteligência artificial, foi introduzida por John McCarthy em 1956, que é "fazer a máquina comportar-se de tal forma que seja chamada inteligente caso fosse este o comportamento de um ser humano."

Breve historial da Inteligência Artificial

Segundo algumas fontes, a IA surgiu nos finais dos anos 30. Ela visava, a princípio, novasfuncionalidades para o computador. Mas com a chegada da II guerra mundial, surgiu também a necessidade de desenvolver a tecnologia para impulsionar a indústria bélica.

Aponta-se como principais idealizadores da IA, entre muitos nomes, os cientistas Herbert Simon, Allen Newell, John McCarthy, Warren McCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky.
Se inicialmente a IA era vista como nos mostraMcCarthy, actualmente, a sua utilização permite obter não somente ganhos significativos de performance, mas também possibilita o desenvolvimento de aplicações inovadoras, capazes de expandir de forma extraordinária nossos sentidos e habilidades intelectuais. Cada vez mais presente, a inteligência artificial simula o pensamento humano e se alastra por nosso cotidiano.
Duas propostas básicas que surgementre os teóricos desta área, são as de IA forte e IA fraca.
A primeira considera ser possível criar uma máquina consciente, ou seja afirma que os sistemas artificiais devem replicar a mentalidade humana.
Por sua vez a sugunda proposta, centra a sua investigação na criação de inteligência artificial que não é capaz de verdadeiramente raciocinar e resolver problemas. Uma tal máquina com estacaracterística de inteligência agiria como se fosse inteligente, mas não tem autoconsciência ou noção de si.
Inteligência Artificial aplicada ao Ensino
Com o forte avanço da IA surge a motivação para elaboração de pesquisas e estudos em aplicações que utilizam IA para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Existem ferramentas que tornam possível ao estudante a obtenção de conhecimento sem queo mesmo dependa sempre de um professor para ministrar as aulas, em determinado local e horário. Um exemplo de ferramentas como esta é o ensino a distância (EAD), onde, o estudante dependerá somente da sua vontade em acessar a aplicação em qualquer horário e local para obter o conhecimento através da iteração com a ferramenta.
Estas ferramentas são muitas vezes baseadas em três técnicas da IA:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia Artificial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!