Inteligência Artificial

Páginas: 11 (2721 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Ciência da Computação
Leitura e produção de textos

Inteligência Artificial:
Ontem, hoje e amanhã
Arthur Lustosa de Souza, Hugo Antonio Lisboa Alves Filho, Luan Diago Ferreira de Oliveira e Olavo Brito Souza.

Resumo
Ao ouvirmos o termo Inteligência Artificial logo nos remetemos a imaginar algo futurístico ou fictício, porém, essa conexão não émais tão correta como era no passado. Esse trabalho visa expor ideias sobre a evolução da Inteligência Artificial (IA), como ocorreu, quando começou, seus idealizadores, suas falhas e avanços. Como base teórica, fizemos uso de artigos publicados na área de ciência da computação referentes a IA e utilizamos pensamentos expostos por grandes pensadores dessa área. Nossos resultados mostraram que a IAestá em constante evolução, tendo saído de um simples alarme para robôs complexos que são programados para agir como os seres humanos.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, evolução, humanos.

Introdução
Atualmente, a IA (Inteligência Artificial) está tão presente no nosso cotidiano que o que era futurístico antes hoje se passa despercebido aos nossos olhos. É o caso dos sensores de presençainstalados em residências, sistemas anti-furtos, telas interativas e outros.
Os grandes avanços realizados nessa área da ciência da computação são datados nessas duas últimas décadas, devido ao salto nas pesquisas tecnológicas. Grandes laboratórios se dedicam a pesquisas na área de IA, devido a sua grande importância para o mundo hoje e o mundo do futuro.
Mesmo com notáveis avanços na IA, háuma lacuna não preenchida quando se diz respeito à Inteligência Artificial Forte, que se refere a implementação de sistemas que possam simular o mais próximo ou substituir a mente humana. Enquanto os avanços na IA Forte andam em uma velocidade reduzida dos avanços na parte da Inteligência Artificial Fraca, que ao contrário da IA Forte ela faz-se necessário o auxilio humano para a sua atuação, sãomais recorrentes.
Grandes nomes compuseram e compõe a linha do tempo da Inteligência Artificial, como Alan Turing (1912-1954) matemático, cientista da computação, criador do teste de Turing; John McCarthy (1927-2011) criador da primeira linguagem de programação voltada para a IA; Marvin Lee Minsky  co-fundador do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia deMassachusetts (MIT) e autor de diversos artigos e livros sobre o tema e suas implicações filosóficas e outras grandes mentes.
A expressão Inteligência Artificial está associada, geralmente, ao desenvolvimento de sistemas especialistas. Estes sistemas baseados em conhecimento, construídos, principalmente, com regras que reproduzem o conhecimento do perito, são utilizados para solucionar determinados problemas emdomínios específicos (NILSON, 1982.)
Nosso trabalho objetiva tratar da evolução da IA, como ocorreu, quando começou, seus idealizadores, suas falhas e avanços. Como base teórica, fizemos uso de artigos publicados na área de ciência da computação referentes a IA.
O futuro da IA como uma ciência depende tanto do progresso na pesquisa básica quanto da melhoria de ideiasde ambientes de pesquisa emaplicações práticas (FIKES, 1972). Atualmente, a inteligência artificial é utilizada, em aspectos como robótica e em smartphones, então a IAserá muito utilizada no futuro fazendo parte de inúmeros objetos, por isso escolhemos esse tema para trabalharmos.
Disponibilizar ferramentas para suporte à tomada de decisão, significa prestar orientação a um usuário, na identificação de suas necessidades,simulando cenários e possibilitando maior exatidão e confiabilidade nos seus resultados.
Este trabalho descreve de forma sucinta e abrangente a evolução da Inteligência Artificial, em primeiro lugar seu conceito, em seguida sua história, como a IA atua hoje, e, finalmente, o que se é esperado para o futuro com a evolução da tecnologia.

Inteligência Artificial, o que é?

Quando se fala...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia Artificial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!