Inteligência artificial

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Caroline I. R. Costa
Prof. Roselena Odorizzi
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Sistema de Informação (INF11)-Metodologia do trabalho acadêmico
26/04/10.

RESUMO

Durante anos vem sendo discutida se a inteligência artificial é melhor que a inteligência humana. Alguns estudiosos trabalham nisso durante anos para mostrar o mundo seria melhor se nossasautoridades fossem “robôs”. Será que teríamos menos violência e corrupção? Será que ela é tão boa quanto nós?

Palavras-chave: inteligência artificial; superioridade; Teste de Turing.

1 INTRODUÇÃO

Há muitos anos a Inteligência Artificial vem sendo estudada. Muitos estudiosos tentaram mostrar que a IA é mais inteligente que os próprios seres humanos que as criam.

Esse é um assunto que vemsendo debatido por anos e nunca acaba. Foram lançados diversos livros e filmes na intenção de tornar um assunto de entendimento a toda sociedade.

Este paper tem a intenção de tornar a IA fácil de entender e para que o leitor possa tirar as próprias conclusões.

2 A HISTORIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial – IA, começou a ser explorado logo após a Segunda guerraMundial. Ela é dedicada à busca de métodos que simulem a inteligência humana ou simulem comportamentos humanos muitas vezes até com sentimentos.

A construção de maquinas que “pensam” despertam o interesse da humanidade em geral á muito tempo. Porém, apenas recentemente, com o surgimento dos computadores modernos é que a IA ganhou força para se estabelecer como ciência integral.
Atualmente, ela é umcampo universal, pois, abrange vários subcampos, como o aprendizado, jogos de xadrez computadorizados, teoremas matemáticos, diagnósticos de doenças.

A questão de “o que é IA?” é separada em duas partes, a primeira: “qual a natureza do artificial?”; e a segunda: “O que é inteligência?”.

A primeira trata de que o que o homem poderá construir. E a segunda é a ciência que envolve hipóteses econfirmação experimental, ou segundo o Web site Wikipédia “Inteligência Artificial é a inteligência que surge de um ‘dispositivo artificial’. A maior parte das definições podem ser categorizadas em sistemas que: ‘pensam como um humano; agem como um humano; pensam racionalmente ou agem racionalmente’”. (Grifo do autor)

Levando-se em conta que, pensar e agir “racionalmente” é agir e pensar deformar totalmente correta e sensata.

2.1– O teste de Turing

O teste de Turing (Alan Turing) foi elaborado para comprovar se a IA está funcionando de maneira satisfatória. Em vez de Alan elaborar um lista com qualificações exigidas pela inteligência, ele propôs em teste fundamentado em improbabilidades. Funciona da seguinte maneira: o computador teria que responder com êxito perguntas feitas porescrito por um ser humano, se o computador responder todas corretamente, foi aprovado.

Porem, programar um computador para que ele passe no teste exige da maquina algumas capacidades: processamento de linguagem natural, representação de reconhecimento, raciocínio automatizado e aprendizado da maquina.

Algum tempo depois foi elaborado o teste de Turing total, que inclui sinal de vídeo. Paraeste o computador precisará: visão de computador e robótica.

2.2 – AGENTES INTELIGENTES

“Um agente é tudo que o que pode ser considerado capaz de perceber se ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por intermédio de atuadores” (Grifo do Autor) (RUSSELL; NORVIG, 2004, p. 33).
O ser humano tem olhos, ouvidos e outros órgãos do corpo como sensores e mãos, pernas e boca comoatuadores. Um agente robótico tem câmeras e detectores de faixa infravermelho funcionando como sensores e vários motores como atuadores.

O termo percepção é usado para fazer referencia às entradas perceptivas do agente em qualquer momento dado. A escolha de percepções do agente é a historia completa de tudo que o agente já percebeu.

2.2.1 – Comportamento racional

Um agente racional é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia Artificial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!