Inteligência artificial

Páginas: 14 (3287 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................03
2 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL .................................................................................04
3 IA FORTE E IA FRACA .........................................................................................04
3.1Inteligência artificial forte .................................................................................05
3.2 Inteligência artificial fraca ................................................................................06
4 HISTÓRIA DA IA ....................................................................................................06
5 TESTE DE TURING...............................................................................................08
6 APLICAÇÕES PRÁTICAS DE TÉCNICAS DE IA .................................................09
7 CONCLUSÃO ........................................................................................................13
REFERÊNCIAS.......................................................................................................14

1INTRODUÇÃO

Com a evolução computacional, a inteligência artificial ganhou mais força, tendo em vista que o seu desenvolvimento possibilitou um grande avanço na análise computacional, podendo a máquina chegar a fazer análise e síntese da voz humana. No início, os estudos sobre Inteligência Artificial buscavam apenas uma forma de reproduzir a capacidade humana de pensar. Percebendo que esse ramo daciência tinha muito mais a ser descoberto, os pesquisadores e cientistas abraçaram a idéia de fazer com que uma máquina pudesse reproduzir não só a capacidade de um ser humano pensar como também a capacidade de sentir, de ter criatividade, e de ter auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Neste trabalho serão apresentadas uma visão geral sobre Inteligência Artificial e sua aplicação prática.

2INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
O desenvolvimento da área começou logo após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo "Computing Machinery and Intelligence"do matemático inglês Alan Turing, e o próprio nome foi cunhado em 1956. Seus principais idealizadores foram os cientistas Herbert Simon, Allen Newell, John McCarthy, Warren MuCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky, entre outros.
A construção de máquinas inteligentes interessa à humanidade há muito tempo, havendo na história um registro significante de autômatos mecânicos (reais) e personagensmíticos, como Frankenstein, que demonstram um sentimento ambíguo do homem, composto de fascínio e de medo, em relação à Inteligência Artificial.
Apenas recentemente, com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios e massa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias. Desde então, seu desenvolvimento tem extrapolado osclássicos programas de xadrez ou de conversão e envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz, lógica difusa, redes neurais artificiais e muitas outras.
Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamento humano. A Inteligência Artificial abraçou a idéia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Porém, o conceito deinteligência artificial é bastante difícil de definir. Por essa razão, Inteligência Artificial foi, e continua sendo, uma noção que dispõe de múltiplas interpretações, não raro conflitantes ou circulares.

3 IA FORTE E IA FRACA

Entre os teóricos que estudam o que é possível fazer com a IA existe uma discussão onde se consideram duas propostas básicas: uma conhecida como "forte" e outra conhecida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia artificial
  • Inteligencia Artificial
  • Inteligencia Artificial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!