Integração de ontologia do nível E com ontologias dos níveis G e F do MRMPS-SW

1283 palavras 6 páginas
Integração de ontologia do nível E com ontologias dos níveis G e F do MRMPS-SW
Ivan Roberto Pimentel,
Hilda Carvalho de Oliveira
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp
Rio Claro, Brasil ivanpimentel2@gmail.com, hildaz@rc.unesp.br

Resumo— O principal objetivo deste trabalho é propor e avaliar uma metodologia para integração de ontologias de diferentes níveis do modelo de referência MPS para software
(MR-MPS-SW), integrante do programa nacional para Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR). Para isso, o trabalho visa desenvolver uma ontologia para o nível E do MRMPS-SW e propor um mecanismo para integração com uma ontologia dos níveis G e F já existente.
Área: Engenharia de Software e Banco de Dados

I.

INTRODUÇÃO

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de
Software (ABES) em 2011, o mercado brasileiro de software e serviços é composto por 2117 empresas, dentre as quais 99,1% são consideradas micro, pequenas e médias empresas (mPME)
[1]. Devido ao custo de implantação e manutenção de um modelo de qualidade, as mPME enfrentam muitas dificuldades na competividade do mercado. Considerando o benefício de organização, gerenciamento e controle dos processos, é importante que sejam investidos esforços para colaborar com as mPME desenvolvedoras de software no Brasil. O MPS.BR tem justamente essa visão. Para isso contempla sete níveis de maturidade (G a A) que podem ser implementados e certificados de maneira evolutiva. Contudo, sua compreensão e implementação requerem investimentos que são custosos, de certa forma, para as menores empresas.
Assim, esse trabalho faz parte de um projeto que visa propor metodologias e técnicas para contribuir com a compreensão, implantação e gestão do conhecimento relativamente ao MR-MPS-SW.
Atualmente, conta-se com uma versão beta de uma ontologia empresarial para os níveis G e F do MR-MPS-SW, desenvolvida e avaliada por Pizzoleto [4]. O autor também

Relacionados

  • O MPS.BR
    2538 palavras | 11 páginas