integradoras prontas ftc ead

397 palavras 2 páginas
ATIVIDADE INTEGRADORA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR
PERIODO: 7º
Caro(a) aluno(a),
Esta atividade deverá ser desenvolvida individualmente sob a assistência e orientação do (a) tutor(a) e tem o objetivo de auxiliar na consolidação e aplicação dos conhecimentos progressivamente construídos. Esta atividade deverá ser corrigida pelo seu tutor.

Acreditamos no seu envolvimento e dedicação à sua realização e confiamos no seu sucesso.
Bom trabalho!
APRESENTAÇÃO
Nesta atividade, você terá a oportunidade de refletir e posicionar-se sobre a disciplina Fundamentos da
Supervisão Escolar, que tem como objetivo oportunizá-lo(a) a refletir criticamente acerca do papel da equipe da
Coordenação Pedagógica como mediadora das práticas de ensino no contexto escolar, através da análise dos fazeres e saberes manifestados no cotidiano de professores e professoras da Educação Básica.
Trecho para análise
As práticas educativas e escolares apresentam, em seu cotidiano, diferentes concepções. Essas concepções são relevantes na medida em que entendemos a escola como um espaço privilegiado de interação social que carrega tanto as possibilidades de contribuição emancipatória como as possibilidades de manutenção de uma educação reguladora e autoritária. A partir dessa premissa, faz-se necessário examinar o currículo escolar como um campo em que estão em jogo múltiplos elementos, implicando relações de poder e compondo um terreno privilegiado da política cultural.
Nesse sentido devemos considerar que a teorização sobre currículo, a escola e a educação, tem se ocupado em nos contar um amplo e variado conjunto de “verdades” denominado “ciência educacional”, composto por narrativas que trataram de explicar e descrever, por exemplo, o que e como são a criança e o adolescente, como funciona a escola e a sala de aula, para que servem a educação, a disciplina, o currículo, etc. (COSTA,
Marisa. Currículo e Política Cultural. In:

Relacionados

  • Trabalho de conclusão de curso em geografia
    4279 palavras | 18 páginas
  • metodo de ensino
    20517 palavras | 83 páginas
  • Zoologia
    21624 palavras | 87 páginas