Integrador

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
PRÉ-PROJETO
PROJETO INTEGRADOR
2013.2
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE


Degradação do Solo em Salvador
Salvador – BA
2013

Degradação do Solo em Salvador

Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de EngenhariaCivil com a orientação do professor Marco Antonio Rocha Monteiro

Salvador – BA
2013
SUMÁRIO
TOC \o "1-3" \h \z 1INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO42JUSTIFICATIVA53OBJETIVOS64METODOLOGIA85REFERENCIAL TEÓRICO96RESULTADOS ESPERADOS117CRONOGRAMA128REFERÊNCIAS13
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃOO Brasil possui cerca de 1,7 milhões de quilômetros de estradas,porém, somente 10% são pavimentadas, equivalente a 172.897 quilômetros, e a maioria das estradas pavimentadas possuem mais de dez anos sem reformas.
Em diferentes regiões do Brasil, as condições de conservação, pavimentação e sinalização da rodovias é irregular ou deficiente.
Na capital baiana, depois dos constantes engarrafamentos, fica em segundo lugar no ranking de reclamações dossoteropolitanos - em relação à infraestrutura da cidade - a degração do solo . Os buracos são de todos os tamanhos, formatos e profundidades.
Centenas de buracos desses já foram recapeadas, porém, a falta de manutenção, de pavimentação, somada com a vida útil (há muito tempo expirada) da malha viária e ainda agravada pelas recentes chuvas, faz com que seja um transtorno para os donos de veículostrafegarem pela Capital.
Além disso, as condições de nossas rodovias compromete a expansão econômica do Brasil, tornando mais caro e mais inseguro o transporte de mercadorias para o mercado interno e externo, diminuindo a capacidade concorrencial do Brasil e a qualidade de seus serviços logísticos.
2 JUSTIFICATIVA

Os fatores que são os maiores inimigos do afalto são principalmente aschuvas, as concessionárias, o excesso de peso de certos automóveis e a falta de manutenção, abaixo estão de um modo mais aprofundado as principais causas dos buracos nas ruas:
Chuva
Planejado para durar de dez a quinze anos, o revestimento asfáltico tende a endurecer e a perder seu poder ligante com o tempo. Quando isso acontece, o pavimento trinca, as pedras que o compõem se soltam e ele começa a seesfacelar. Se nenhuma providência for tomada, aparecerão fissuras semelhantes às que ocorrem em leitos de rio em época de seca.
Concessionárias
A Embasa, Oi, Tim, Vivo, Bahiagás e Coelba costumam abrir quase centenas de buracos por mês na cidade e nem sempre os fecham no prazo e da maneira exigida pela prefeitura, muitas concessionárias são acusadas de só jogar o asfalto no buraco, semcompactá-lo.
Caminhão com excesso de peso
O pavimento é uma estrutura deformável, com uma camada superficial mais rígida. É como se fosse um colchão coberto por uma camada de vidro, ou seja, o revestimento. Se essa superfície recebe um peso maior do que pode suportar, ela se deforma excessivamente e se quebra. O mesmo acontece nas ruas por onde circulam veículos pesados, como caminhões e ônibus, e quenão foram planejadas para ter esse tipo de tráfego. O estrago é ainda maior quando os veículos rodam com excesso de carga. Se um caminhão trafega com carga 20% mais pesada do que o máximo permitido, a via se desgasta de 25% a 50% mais rápido do que o previsto. Ou seja, se ela foi projetada para durar dez anos, terá vida útil de cinco a sete anos e meio.

OBJETIVOS
Visando uma pavimentação dealta durabilidade e baixo custo de manutenção, capaz de suportar o tráfego intenso, pesado e repetitivo, o pavimento de concreto é a alternativa mais adequada para melhorar a qualidade das estradas, de forma a garantir a segurança dos usuários e a produtividade e competitividade do setor de logística e da própria economia do País. “A vida útil do pavimento de concreto é de, no mínimo, 20 anos. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • integrador
  • Integrador
  • Integrador
  • Integrador
  • integrador
  • Integrador
  • Integrador
  • Integrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!