Integracaoestacio

449 palavras 2 páginas
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001
Título
A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico
Descrição
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
Hoje o sol está de rachar!
É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.

Questão de múltipla escolha:

A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de
Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza tudo se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.
Desenvolvimento

Respostas :

1- O senso comum é o conhecimento adquirido de forma popular, onde normalmente é passado de pai para filho ou entre os indivíduos da comunidade. Ex disso é o conhecimento a respeito de ervas ou remédios caseiros onde as pessoas sabem os benefícios mas não tem um conhecimento do porque de tais benefícios.

Já o conhecimento científico é adquirido de forma empírica, ou seja, com a observação de fenômenos e estudo dos mesmos. Embora a ciência possa cometer erros, estes são mais raros que no senso comum devido ao cuidado em estudar e atestar tais fenômenos,
Finalizando: O senso comum tende a ter mais erros do que o conhecimento científico, pois não existe uma preocupação em atestar a veracidade e se deixa influenciar por crendices, enquanto o senso

Relacionados

  • Integracaoestacio
    352 palavras | 2 páginas