INTEGRAÇÕES DE REDES SOCIASSISTENCIAIS

Páginas: 19 (4631 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2013
 Foi com a realização da V Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro de 2003, que se efetivou a implantação do SUAS, em todo território nacional.
Esse novo modelo de gestão descentralizado e participativo constitui-se, segundo a PNAS (2005, p. 39),
Na regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais. Os serviços, programas, projetos e benefíciostêm como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território tem como base de organização, que passam a ser definidos pelas funções que desempenham, pelo número de pessoas que dele necessitam e pela sua complexidade. Pressupõe, ainda, gestão compartilhada, cofinanciamento da política pelas três esferas de governo e definição clara das competências técnicopolíticas daUnião, Estados, Distrito Federal e Municípios, com a participação e mobilização da sociedade civil, e estes tem o papel efetivo na sua implementação.
O SUAS busca efetivar em todos os municípios brasileiros a implantação de no mínimo um CRAS que venha a atender os serviços de proteção social básica, os quais são executados de forma direta à população.
Os Centros de Referência de AssistênciaSocial – CRAS, também chamados de Casa das Famílias, têm como objetivo ser a referência local de assistência social, ser tão conhecido quanto uma escola, ou um posto de saúde e concretizar os direitos socioassistenciais, ofertando e coordenando em rede, visando à interligação dos serviços, benefícios, programas e projetos da proteção social básica às demais políticas públicas locais, desenvolvendoações que previnam situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários (SIMÕES, 2007).
Não basta o município ter instalado o CRAS, é necessário fortalecer a rede de atendimento para que juntos construam propostas de mudança social. Apesar do reconhecimento da centralidade da família no âmbito da vida social, arealidade mostra uma prática e uma negação sistemática desse reconhecimento. Percebe-se que, na maioria das vezes, as famílias são penalizadas pelos seus fracassos. Se a família, na política de Assistência Social, é vista como recurso fundamental para a construção da sociabilidade e preservação do tecido social, diante das transformações que vem sofrendo, ela deve ser protegida, apoiada e ter acesso acondições para responder ao seu papel no CRAS: rumo ao fortalecimento da rede de serviços sócio assistenciais.
Diante da complexidade da realidade social; políticos e pesquisadores têm buscado novas formas de intervenção que possibilitem compreender de maneira articulada e interativa os problemas sociais. Recentemente a noção de redes foi incorporada aos discursos sobre política social; ao visaratendimento aos direitos sociais através de uma cultura de gestão planejada; participativa e articuladora; em contraponto à desarticulação de recursos e à falta de integração das políticas públicas; que têm oferecido à população atendimento descontínuo e isolado. A aplicação do conceito de redes na gestão social promove a integração das políticas através de objetivos e prioridades comuns;incentivando a mobilização; articulação e circulação contínua de informações entre as organizações e as pessoas. Em outubro de 2004; o Conselho Nacional de Assistência Social publicou a Resolução nº 145; que aprova as novas diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Esta nova política reorganiza os projetos; programas; serviços e benefícios de acordo com as funções que desempenham; ouniverso de pessoas que deles necessitam e seu nível de complexidade; através da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo do SUAS é assegurar a concretude dos preceitos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e integrar os três níveis de governo em uma ação comum de garantia de direitos universais. Ele parte da compreensão da matricidade sociofamiliar; da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes Sociassistenciais
  • Integrações
  • Integrações do SR
  • Verticalizações e integrações industriais
  • SISTEMAS DO CORPO HUMANO E SUAS INTEGRAÇÕES
  • Redes
  • Redes
  • Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!