Integração sistema hospitalar

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 27 de junho de 2011
Solução web para integração de sistema Hospitalar

Vanessa Macedo Freitas Dias**

Resumo

Esta revisão visa discutir o artigo cientifico “Integração RIS/PACS no hospital das Clínicas de Ribeirão Preto: Uma solução baseada em WEB” e apresentar os principais pontos abordados no mesmo.

Introdução

Esta revisão tem como objetivo analisar e discutir as vantagens e desvantagens de implantarum sistema ou uma solução Web em um ambiente hospitalar. Avaliando as necessidades de pacientes e médicos para melhor desempenho do procedimento em hospitais.
Solução web para integração de sistema Hospitalar

Na década de 80 os equipamentos trabalhavam isoladamente, porém tornou-se necessária a criação de um padrão, chamado DICOM, melhorando a comunicação e obtenção de imagens digitaispara uso médico.Com esse padrão foi criado os PACS(Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens/Picture Archiving and Communication System) e os RIS(Sistema de informação em Radiologia/Radiology Information System).Que juntos com o HIS(Sistemas de Informação Hospitalar/Hospital Information System) , formam o serviço de radiologia sem filme(“filmless”), que visa trazer melhorias e reduzirgastos.
Para integrar o sistema RIS/PACS uma boa opção é a utilização da tecnologia web e seus padrões que prove uma distribuição de informações de forma rápida e fácil.
Em 1998, o Centro de Ciências das Imagens e Física médica junto com o Hospital das Clinicas da FMRP-USP iniciou-se um processo de implementação do RIS e do PACS que dura até hoje.Como os sistemas foram desenvolvidos emdiferentes momentos , formou um conjunto de sistemas que trabalham isoladamente.
O RIS-HCRP(Sistema de Informação de Radiologia do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto) foi desenvolvido em uma arquitetura cliente/servidor utilizando banco da dados Oracle e interface implementada em Delphi. O sistema possui gerenciamento de acesso possibilitando que seja aberto módulos que foram concedidosanteriormente. Os módulos presentes no sistema são: geração de exames, geração de laudos, consulta de laudos e gerenciamento.
A cada exame solicitado é gerado uma etiqueta cm código de barras contendo o numero de registro do paciente e clinica.No exame é gerado um registro eletrônico que contém as informações do mesmo.No termino do exame os filmes são encaminhados para sala de leitura paraserem avaliados e laudados por especialistas e recebendo status provisório e posteriormente revisados passando assim a receber o status de definitivo e só nesse momento podendo ser acessado a partir de qualquer ponto da intranet e também impresso e anexados ao prontuário do paciente e utilizando assinatura eletrônica .
O PACS-HCRP é formado por uma estrutura de vários serviços: servidorDICOM, servidor de armazenamento de imagens, interface de integração com o servidor RIS/HIS e servidor web. O servidor DICOM utilizado é o CTN(central test node) que é formado por programas open-source e utiliza banco de dados relacional para armazenar dados referentes as imagens. Os equipamentos são cadastrados em uma tabela denominada Aplication Entity localizado na estrutura de configuração doCTN que se comunica somente em rede TCP/IP.O archive_server é o principal serviço responsável pelo recebimento e armazenamento de imagens, ele recebe requisições de equipamento, armazena dados referentes ao paciente e seu exame e grava-os no diretório. As principais tabelas do CTN são : patientlevel(onde são armazenadas informações do paciente),studylevel(informações de exames e seus estudos enessa tabela a informação da tag – accession number é armazenada na coluna accnum), serieslevel(sobre seies de exames),imagelevel(sobre imagens) e instancetable( contem um ponteiro que indica onde o arquivo original foi gravado através da coluna path).
Para armazenar maior quantidade de imagens um servidor de 200 GB foi incorporado aos PACS.
Depois do exame gerado no RIS o técnico digita as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Integração de sistemas
  • Sistema de Integração
  • Sistema hospitalar
  • Sistema hospitalar
  • O psicólogo hospitalar e a integração com a equipe multiprofissional
  • Integração de Sistemas de Informação – Conceitos
  • Características de sistemas de integração
  • Características da Integração de sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!