Integração econômica regional no pós guerra fria

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
[pic]UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - Campus de Franca
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS















INTEGRAÇÃO ECONÔMICA REGIONAL NO PÓS GUERRA FRIA



















Franca
2011




INTRODUÇÃO

Após o período das Grandes Guerras e da Guerra Fria, as nações, as quais se encontravam debilitadas financeiramente, procuram por mecanismosde integração para buscar auxílio as suas economias destruídas. A ideia de integração comercial parece ser a mais benéfica em curto prazo, mas o que se pretende mostrar é que existe outra forma de integração, que abrange não somente aspectos comerciais, mas sim políticas que envolvam o desenvolvimento regional dos países membros. Essa interação é denominada Integração Econômica.
A IntegraçãoEconômica, pensa na interação formada a partir de acordos de associação que visem políticas de cooperação para o desenvolvimento, existe uma ideologia de cooperação multilateral.
Mesmo sendo o comércio o maior foco, acredita-se que políticas voltadas ao desenvolvimento podem ser beneficiadas. O intercâmbio de mercadorias e pessoas agrega novas tecnologias, novos investimentos, expansão dademocracia entre outros aspectos.
Desse modo, observa-se que o fortalecimento dos processos de integração econômica, não são meramente voltados ao crescimento econômico, mas sim ao desenvolvimento de todo o ciclo econômico do país. Assim, investimento nas indústrias, aumento da produção, diminuição do desemprego, aumento dos salários e do poder de compra, que conseqüentemente promove odesenvolvimento do setor de serviços.




INTEGRAÇÃO ECONÔMICA REGIONAL NO PÓS-GUERRA FRIA.

A integração econômica segundo Bela Balassa, seria um processo de união dos Estados Nacionais e de criação de políticas para diminuir as desigualdades econômicas entres eles.[1] Tal integração se dá pela exportação entre os países membros do acordo. Desse modo, medidas protecionistas são evitadas e háo desenvolvimento do livre-comércio.
Segundo Hurrel existe cinco preposições para o efetivação da integração de cunho econômico. A primeira é a regionalização, cujo caráter é amplamente comercial e as empresas são os principais atores. São elas quem fazem os acordos entre si e optam pela cooperação, o elo existente é a interação entre as economias dos Estados. A segunda possui um carátercultural, está relacionada à consciência de identidade entre o povos e questões de tradições. A terceira é a cooperação entre Estados, está pautada na esfera pública e necessidade de institucionalização. Já a quarta possui um caráter econômico, mas diferentemente da primeira, os acordos são feitos entre Estados.E, por fim, o quinto modelo de regionalismo é a coesão regional, que não define um campode atuação, pois seu objetivo é a união do território em todos os aspectos.
Este trabalho se atentará somente aos tipos de integração relacionados ao comércio internacional, sejam eles realizados por empresas ou pelo próprio Estado Nacional.
Acredita-se que a integração por meio do comércio é um eficaz mecanismo de desenvolvimento regional, uma vez que, os ganhos dos intercâmbioscomercias atingiram os Estados envolvidos. Além disso, segundo Barral manter uma relação de troca numa determinada região poderia levar ao alargamento do mercado consumidor. Barral acredita que o comércio internacional é o caminho para o desenvolvimento da região, pois:
“ o comércio permite maiores ganhos de escala em razão do alargamento do mercado consumidor. Permite uma alocação mais eficientedos recursos em razão das opções e oportunidades de investimento. Permite maior produtividade em razão da especialização. E permite maior progresso tecnológico em razão da difusão do conhecimento e das técnicas de administração.” (BARRAL, p. 15)

Desse modo, observa-se que não haverá somente ganhos econômicos, a intensificação das trocas comerciais promove aumento do nível tecnológico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pós guerra e guerra fria
  • A integração Economica Regional
  • Pos e Contras da Integracao Regional
  • O Mundo pós-Guerra Fria
  • Pos guerra fria
  • pos guerra fria
  • coreias pós guerra fria
  • Pós Guerra Fria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!