Integração dos jovens na sociedade

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Ética e cidadania como desafios da sociedade contemporânea: acerca da integração dos jovens infratores na sociedade.
Resumo:
Tomando o tema ética e cidadania como desafios da sociedade contemporânea: acerca da integração dos jovens infratores na sociedade, vem com a finalidade de ajudar esses jovens que cometem crimes muito grave e que cumprem pena na antiga “FEBEM”, hoje conhecida comoFundação Casa a se reintegrarem na sociedade e ter uma nova oportunidade de se tornarem cidadãos de bem. Dando enfoque também nos direitos, deveres e oportunidades que a sociedade e o Estado possam oferece-lhe.
Introdução:
O presente artigo objetiva as formas de como um jovem infrator pode entrar para a vida da criminalidade e como o Estado junto com a sociedade pode recuperá-lo.
Essas formasestão previstas em lei em uma legislação especial para as crianças e para os adolescentes. Mas como nem tudo o que está escrito em lei é feito corretamente, existem falhas e são essas que devem ser corrigidas.
Mudanças estruturais relacionadas como política, economia e social torna difícil a vida para as famílias que são atingidas pelo desemprego e pela globalização e isso deixa vulnerável a vidadesses jovens para o crime.
Dentro das Fundações Casa existem jovens que estão cumprindo pena de internação semi-aberta ou fechada. Nos casos de internação fechada os internos ficam dentro da Fundação e lá estão comprometidos a cumprirem as normas estabelecidas pela justiça. Já na semi-aberta os internos podem sair da Fundação, mas tendo o acompanhamento do juizado a respeito das obrigaçõesdeterminadas, pois não podem se esquecer que estão na responsabilidade do Estado.
As internações são vista por esses jovens como uma clausura onde eles não encontram a liberdade que tinham nas ruas e precisam aprender a ter um pouco de responsabilidade.
Desenvolvimento:
A criminalidade entra na vida dos jovens a partir da falta de uma estrutura familiar, econômica, emocional e até mesmodomiciliar. Os jovens que se tornam criminosos acham na vida do crime uma facilidade muito grande de adquirirem essas e outras vantagens que lhe tragam um pouco de conforto para eles e suas famílias. Mas a criminalidade hoje, não atinge só os jovens de baixa renda, mas também os de classe média e alta. E para a sociedade a maneira de punição tem um modo de vista diferente em relação a esse nível social.Hoje no Brasil, existe uma legislação que protege as crianças e os adolescentes conhecido como ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); criado por uma lei federal 8.069 de 13 de junho de 1990, mas este estatuto veio para substituir e melhorar o “Código de Menores” de 1979. Essa reforma melhora a situação dos jovens infratores para que eles possam ter no mínimo um tratamento justo e seresponsabilizarem pelos seus atos.
Os crimes cometidos pelos jovens são visto pelo ECA como um ato infracional que define como uma conduta ilícita que se inicia aos 12 anos de idade. E para aplicar a punição o ECA adotou as medidas sócio-educativas que visa como uma forma de reeducar, proteger, superar os desafios e devolver a dignidade e o respeito que a sociedade cobra. Essa reintegração na sociedade setorna um pouco difícil porque a maioria dos jovens infratores quando cumprem suas penas e voltam para a sociedade não encontram o que gostariam que é uma vida mais digna e uma oportunidade no mercado de trabalho.
Sabemos que muitas dessas Fundações Casa existentes no Brasil, não oferecem os benefícios suficientes para que os jovens se sintam motivados para enfrentar a realidade que encontram nasociedade. O que está disposto em lei, na verdade é totalmente diferente, o Estado não tem toda essa infra-estrutura para dar aos jovens uma reabilitação positiva e com isso as Fundações Casa se tornam como um presídio onde eles possam se alimentar, dormir e por fim tendo um bom comportamento logo estarão nas ruas novamente. A falta de integração do Estado com a sociedade dificulta dar a esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jovem em nossa sociedade
  • O jovem na sociedade
  • Jovem na sociedade
  • Jovem na sociedade
  • Integração social nos jovens
  • Integração na sociedade de acolhimento
  • Integração do indígena com a natureza e sociedade
  • A integração do negro na sociedade de classes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!