Integração das Américas

Páginas: 31 (7699 palavras) Publicado: 13 de abril de 2014

A integração das Américas

No dia 26 de março de 1991 os presidentes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil assinaram o Tratado de Assunção que deu origem ao MERCOSUL, o objetivo era criar um mercado comum até o dia 31 de dezembro de 1994 aonde a maioria dos bens produzidos em qualquer um dos países deveria circular livremente dentro da região integrada sem taxações ou impedimentosextras. Integrava-se uma área com 11 milhões de quilômetros quadrados e 200 milhões de habitantes. Bolívia e Chile entraram como membros associados da zona de livre comércio.
No relatório do Banco Mundial de 2004, o PIB do MERCOSUL chegava a quase 600 bilhões de dólares É comum afirmar que o Brasil detém em torno de 75% deste PIB, a Argentina um pouco menos de 23% e o restante é distribuído entre oUruguai e Paraguai.
O Brasil e a Argentina passaram décadas em conflitos reais ou imaginários. No entanto, o Brasil manteve sempre presença política e diplomática na área, com receio de algum tipo de expansionismo argentino.
Os parceiros hoje do MERCOSUL passaram vários anos em quase total desarmonia. Era uma região com fronteiras comuns e de costas um para o outro. Suas preocupações econômicase culturais estavam voltadas mais para a Europa e os Estados Unidos.
Em 1960, sob auspícios da Cepal, nascia a Associação Latino Americana de Livre Comércio. Não deu certo, mas serviu como um parâmetro para futuras tentativas de integração econômica.
Por vários fatores, mas também porque o comércio Brasil-Argentina havia deteriorado, entre 1980 e 1985 os presidentes buscaram uma maioraproximação. Em 1985 com a Declaração de Iguaçu, os dois presidentes expressaram pontos de vista conjuntos sobre vários assuntos e que, a partir dali, ambos passariam a atuar unidos em suas decisões no campo internacional. Concordaram ainda que trabalhariam para a integração futura dos países latino-americanos e também assinaram uma declaração conjunta sobre política nuclear. Em 30 de julho de 1986,assinaram a Ata para a Integração Argentino-Brasileira e Protocolos, e convidaram o presidente do Uruguai para participar do encontro, analisar as propostas e no futuro, associar-se ao projeto.
Uma integração entre Brasil e Argentina era possível, nos produtos do campo eles são complementares e no lado industrial poderia haver acordos de complementação entre setores diferentes. Contudo, desde oinício, decidiram trazer o Uruguai para perto do acordo que segundo o entendimento, deveria fazer parte do acordo aos poucos e não como estava ocorrendo no Brasil e na Argentina. O exemplo uruguaio, mais tarde, poderia ser útil para se fazer o mesmo com outras economias menores da área. O acordo previa 10 anos para a integração entre Brasil e Argentina se complementar com o Uruguai comoconvidado. Porém, apressaram-se os passos para a integração, o prazo foi encurtado para 31 de Dezembro de 1994, e o Uruguai não era só mais um convidado, e sim um membro efetivo, acrescentaram, ainda, o Paraguai como novo parceiro. O caso paraguaio era complicado. Sua economia, no setor agropecuário, compete com a brasileira, o maior parceiro industrial e no campo industrial a produção paraguaia énegligenciável.
No Paraguai, desde 1794, pode-se importar produtos industrializados de qualquer parte do mundo pagando-se pouca taxa de importação. Os paraguaios montaram praticamente um shopping central ali ao lado para os brasileiros. É um tipo de atividade que pesa na balança comercial do país e é uma fonte de renda nada desprezível. Com a integração econômica, no futuro, isso pode ser alterado.Chegará um momento em que todos os bens produzidos no MERCOSUL circularão livremente, e a TEC deverá vigorar no comércio entre a região e o resto do mundo. Nesse momento, provavelmente, o Paraguai terá dificuldades em vender produtos industrializados de outros países para os brasileiros. Os preços daqui serão praticamente iguais os de lá. Se isso ocorrer, poderá haver reação dos comerciantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Integração america latina
  • Integração dos Países da América
  • Integraçao regional na américa do sul
  • Brasil e a integração na américa do sul
  • Integração
  • Integração da América Latina
  • Dimensão cultural da integração na América Latina
  • Integração econômica regional na américa latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!