INTANGÍVEL, INVESTIMENTOS E IMOBILISADO

1731 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO

Os Investimentos do Ativo, Ativo Imobilizado e Ativo Intangível são subgrupos do Ativo Não Circulante considera-se como Ativo Não Circulante o total do Ativo, subtraído do total do Ativo Circulante, neste grupo estão incluídos todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.
No subgrupo Investimentos do Ativo Não Circulante devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda.
O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). O imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.
Já os ativos intangíveis compreendem o leque de bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. Como exemplos de intangíveis, os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, softwares e o fundo de comércio adquirido.

2 ATIVO INTANGÍVEIL

Sua principal característica é o fato de não existir, não ser palpável. No contexto do patrimônio possui valor quando vinculado a um bem tangível ou a uma determinada situação da entidade.
De acordo com Szuster e Cardoso (2008, p. 317):

O intangível corresponde aos itens incorpóreos adquiridos pela empresa, em transações realizadas com terceiros, e que tem a capacidade de gerar benefícios econômicos durante vários períodos como: marcas, patentes e fundo de comércio. São avaliados pelo

Relacionados