Insulina

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
Estudo Dirigido 4
1)Explique o mecanismo de secreção da insulina pelas células β-pancreáticas.
A glicose absorvida no intestino delgado chega as células B do pâncreas onde é captada pelotransportador GLUT 2. Com mais glicose disponível como substrato, a produção de ATP aumenta e os canais de K+ controlados por ATP se fecham. A célula despolariza, os canais de Ca2+ controlados por voltagem seabrem e a entrada de Ca2+ inicia a exocitose da insulina.

2) Explique o mecanismo de ação da insulina (ligação com o receptor ) nas células dos tecido-alvo.
O tecido adiposo e o músculoesquelético em repouso requerem insulina para captar a glicose. Sem insulina, seus transportadores GLUT 4 são retirados da membrana e armazenados em vesículas citoplasmáticas. Quando a insulina se liga aoreceptor e a ativa, a cascata de transdução de sinal resultante faz com que as vesículas se movam para a membrana celular e inserem os transportadores GLUT 4 por exocitose. As células então captam glicosedo líquido intersticial por difusão facilitada.

3)Explique a diferença entre diabetes tipo I e II.
Na diabetes tipo I, conhecida também como diabetes insulinodependente, a produção de insulinano pâncreas é insuficiente, pois as suas células sofrem uma destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo I necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue emvalores normais.
A diabete tipo II ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress. Neste tipo de diabetes, encontra-se apresença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecida como resistência insulínica.

4) Explique por que pacientes diabéticos que fazem uso de insulina podem apresentarcrise
hipoglicêmica durante a prática de exercício físico.
Durante o exercício, a demanda por energia aumenta. Em uma pessoa que não tem diabetes, os níveis de insulina caem e os de glucagon sobem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Insulina
  • insulina
  • Insulina
  • insulina
  • INSULINA
  • Insulina
  • Insulina
  • Insulina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!