Insuficiencia cardiorrespiratória

Páginas: 10 (2331 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
RENATA LUIZI HODECKER

INSUFICIÊNCIA CARDIORRESPIRATORIA

JARAGUÁ DO SUL, 2010

RENATA LUIZI HODECKER

INSUFICIÊNCIA CARDIORREPRATÓRIA

JARAGUÁ DO SUL – 2010
INTRODUÇÃO

Em nosso trabalho abordaremos o temas relacionados a insuficiência cardiorrespiratória, começando por explicar separadamente a insuficiência cardíaca, seguida pela insuficiência respiratória e terminando com umarelação entre as duas.
Na insuficiência cardíaca explicaremos o mecanismo pelo qual o coração se torna incapaz, e o que acontece em cada doença especifica, tais como Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Insuficiência Ventricular Direita e Esquerda.
Na insuficiência respiratória falaremos individualmente sobre a Insuficiência Respiratória Aguda e a Insuficiência Respiratória Crônica.INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

É uma síndrome clinica complexa classicamente definida como a incapacidade do coração em bombear suprimento adequado de sangue em relação ao retorno venoso e as necessidades metabólicas tissulares, ocasionando redução do debito cardíaco e elevação das pressões pulmonares e da venosa sistêmica. Embora, a insuficiência cardíaca possa ser a via final comum de quase todas ascardiopatias, há dois mecanismos fisiopatológicos básicos pelos quais o coração torna-se insuficiente: comprometimento miocárdico primário e a sobrecarga excessiva, resultando principalmente de doenças aterosclerótica coronariana ou de cardiopatia, isquemia, cardiomiopatia e miocardites.

Ineficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

A ICC, frequentemente referida como insuficiência cardíaca, é a incapacidadedo coração de bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades de oxigênio e nutrientes por parte dos tecidos. O termo ICC é mais comumente empregado em referencia à insuficiência esquerda ou direita. Embora a incidência e a taxa de mortalidade da doença coronariana estejam diminuindo, o contrário é verídico para ICC. Da mesma maneira que com a doença coronariana a incidência de ICCaumenta com a idade.

Fisiopatologia

É mais comum a insuficiência cardíaca ocorrer com distúrbios do musculo cardíaco que resultam em diminuição das propriedades contráteis do coração. As condições mais comuns, que levam a contratibilidade miocárdica diminuída incluem
Disfunção Miocárdica: pode ser causada por doença coronariana, mocardiopatia dilatada ou inflamatórias e degenerativas domiocárdio.
Aterosclerose das Artérias Coronarianas: é a principal causa de insuficiência cardíaca. A doença coronariana é encontrada em mais de 60% dos casos de ICC.
Infarto do Miocárdio: provoca necrose miocelular focal, a morte das células miocárdicas e uma perda de contratibilidade, a extenção do infarto é prognostico da gravidade da ICC.
Hipertensão Sistêmica ou Pulmonar: aumentam o trabalho docoração e por sua vez, leva a hipertrofia das fibras miocárdicas. Isso pode ser considerado um modo compensatório porque ele aumenta a contratibilidade. Entretanto, a hipertrofia pode diminuir a capacidade do coração de se encher de maneira adequada durante a diástole.

Fatores Etiológicos

Hipóxia e anemia (Ht inferior a 25)
Todas as condições de débito cardíaco aumentado para satisfazer ademanda sistêmica de oxigênio.
Acidose respiratória ou metabólica e as anormalidades eletrolíticas podem reduzir a contratibilidade miocárdica
As disritmias cardíacas, que podem estar relacionadas de forma independente ou ser secundarias a insuficiência cardíaca, diminuem a eficiência global da função miocárdica.

Insuficiência Ventricular

Os ventrículos esquerdo e direito podem falharseparadamente. Inicialmente as manifestações podem ser diferentes de acordo com a existência de insuficiência ventricular esquerda ou direita. Entretanto como os débitos dos ventrículos são sincronizados, a falha de qualquer ventrículo pode levar ao debito diminuído do outro. As disritmias (principalmente as taquicardias ou defeitos na condução atrioventricular (AV) e condução ventricular) são comuns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cardiorrespiratória
  • Parada cardiorrespiratoria
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória
  • Parada Cardiorrespiratória
  • Parada cardiorrespiratória
  • Ressuscitação cardiorrespiratória
  • Parada cardiorrespiratória
  • Parada cardiorrespiratória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!