INSTÂNCIAS DE TEMPORALIDADE HISTÓRICA E SIMULTANIEDADE ESPACIAL: UM ENSÁIO EM TEORIA DA HISTÓRIA

1415 palavras 6 páginas
INSTÂNCIAS DE TEMPORALIDADE HISTÓRICA E SIMULTANEIDADE ESPACIAL: UM ENSAIO EM TEORIA DA HISTÓRIA

Leonildo José Figueira leonildofigueira@bol.com.br O tempo é fundamental para o estudo da História, pois é a partir dele que as sociedades humanas são analisadas, comparadas e transformadas em objeto. Segundo José D’Assunção Barros, Reinhart Koselleck (1923-2006) é um dos poucos autores que forneceram um “instrumental teórico mais apropriado para compreender esta questão na Historiografia”. Koselleck desenvolveu a perspectiva de que cada presente não apenas reconstrói o passado a partir de problematizações, mas que o presente este resinifica tanto o passado como o futuro. Koselleck se refere ao passado como sendo o “campo de experiências” e, ao futuro como sendo “horizonte de expectativas” Mais ainda, para Koselleck,

cada presente concebe também de uma nova maneira a relação entre futuro e passado, ou seja, a assimetria entre estas duas instâncias da temporalidade. E não é por acaso que o título de sua mais conhecida coletânea de ensaios é Futuro passado – contribuição à semântica dos tempos históricos (Koselleck 1979). (BARROS, 2010, p. 66)

Segundo Koselleck, entre o “espaço de experiência” e o “horizonte de expectativas” é sempre estabelecida uma tensão, que é própria da elaboração do conhecimento histórico e mesmo das diversas leituras sobre o fenômeno da temporalidade que vão surgindo em cada época, as quais lhes são oferecidos no momento atualmente vivenciado. Tanto a experiência como a expectativa são apresentadas por Koselleck como duas categorias para uso da Teoria da História, que entrelaçam passado e futuro (KOSELLECK, 2006, p. 308). Dessa maneira o passado, o presente e o futuro podem se alterarem, contraírem ou se expandirem conforme cada época ou sociedade, podendo modificar ou resinificar a maneira como são sentidas e pensadas.

Segundo David Lowenthal (1998) nós conhecemos o passado porque ele nos cerca, ou seja, lembramo-nos das coisas,

Relacionados