INSTRUMENTOS E O CUIDAR EM ENFERMAGEM JUCY 2

1333 palavras 6 páginas
INSTRUMENTOS E O CUIDAR EM ENFERMAGEM

MADELEINE M. LEININGER

INTRODUÇÃO

A teoria do cuidado transcultural de Madeleine Leininger enfatiza que há diversidade cultural no cuidado humano, como características que são identificáveis que podem explicar e justificar a necessidade do cuidado transcultural de enfermagem, de forma que este se ajuste as crenças, valores e modos da cultura para que o cuidado benéfico e significativo possa ser oferecido.

Quem é Madeleine Leininger

Madeleine Leininger nasceu em Sutton, Nebraska, EUA, e freqüentou as escolas Sutton High School e Scholastica Colega. Leininger iniciou sua carreira em 1948 ao concluir o curso de graduação em enfermagem em St Anthony’s School of Nursing (Denver-Colorado-EUA). Em 1950 concluiu também o curso de graduação em Ciências Biológicas no Benedictine College em Atkinson, Kansas(2) . Com essa formação Leininger atuou como instrutora, chefe da unidade médico-cirúrgica e abriu uma nova unidade psiquiátrica no St Joseph’s Hospital em Omaha.
Em 1954, Leininger obteve o título de Mestre em enfermagem psiquiátrica na Catholic University of America (Washington, DC) (2) . A realização do curso de mestrado foi importante para que Madeleine conduzisse e publicasse suas pesquisas na área de enfermagem psiquiátrica (3-8) . Enquanto trabalhava em uma unidade psiquiátrica em meados dos anos 50, em Cincinnati, Leininger passou a perceber uma lacuna nacompreensão dos fatores culturais que influenciavam no comportamento das crianças que estavam sob seus cuidados, e isso passou a preocupá-la em demasiado. A partir de então Leininger passou a refletir sobre a interrelação entre enfermagem e antropologia, e procurou adquirir conhecimentos específicos de antropologia para subsidiar sua assistência. Tal interesse fez com que Madeleine Leininger buscasse o programa de doutorado em Antropologia Psicológica, Social e Cultural da University of Washington (Seattle) em 1959 e procurasse fundamentar seus estudos nos aspectos

Relacionados

  • apostila educ ambiental
    603350 palavras | 2414 páginas